O tempo no fim de semana no Sudeste do Brasil: temperaturas vão passar dos 30°C em várias cidades da região
Temperaturas em elevação e predomínio do tempo seco em grande parte da região vão marcar o primeiro fim de semana de agosto no Sudeste.
O Sudeste do Brasil vem sendo castigado nos últimos meses com temperaturas muito altas e forte escassez hídrica. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em junho (último mês com avaliação disponível) as temperaturas chegaram a ficar mais de 3ºC acima da média mensal em certas regiões de São Paulo, e também choveu menos que o normal para a época. Julho não foi muito diferente - grande parte dos estados de São Paulo e Minas Gerais não veem uma gota de chuva há mais de 15 dias.
Nesse contexto, o cenário para os próximos dias não é nada animador: o padrão de bloqueio persiste e grande parte da região, principalmente no interior, terá mais um final de semana de calor e sem chuva expressiva.
Mais de 30ºC no interior de São Paulo e Rio de Janeiro
Paulistas podem se preparar para ver os termômetros marcando temperaturas em elevação durante o fim de semana: na capital, São Paulo, a máxima será de 25ºC na sexta, 27ºC no sábado e 29ºC no domingo, sem previsão de chuva. No interior, a situação será ainda mais drástica: Assis deve registrar um domingo com máxima de 32ºC, e Araçatuba chegará a 33ºC. Curiosamente, a elevação da temperatura tem a ver com a passagem de uma frente fria mais ao sul; a frente não chega a atingir diretamente São Paulo, mas intensifica os ventos que sopram do Brasil Central na dianteira dela, fazendo com que esquente ainda mais em áreas que estão "adiante" da frente.
Para a maioria dos cariocas, a situação será semelhante, embora menos intensa: na cidade do Rio de Janeiro as tardes do fim de semana irão a 26ºC, com muito sol. No sul do estado, algumas áreas do interior podem ter mais calor (Volta Redonda, por exemplo, pode chegar aos 30ºC). Já no norte do estado, litoral e interior, os ventos associados a um grande anticiclone no oceano trazem maior nebulosidade e umidade, causando temperaturas um pouco mais amenas (em torno dos 26ºC) e até mesmo alguma garoa fraca e isolada, principalmente entre a tarde de sábado e a madrugada de domingo.
Espírito Santo e leste de Minas Gerais com menos calor e um pouco de chuva
Ao longo do fim de semana, um grande sistema de alta pressão, conhecido como Alta Subtropical do Atlântico Sul, fará com que os ventos soprem constantes do oceano em direção ao continente entre o norte do Rio de Janeiro e o sul da Bahia. Com isso, todo o Espírito Santo e o leste de Minas Gerais terão um fim de semana com muita variação e nebulosidade, e chuva de fraca intensidade pode persistir por grande parte do sábado e do domingo. Não serão chuvas intensas, mas servirão para amenizar a temperatura. As máximas no domingo (04/08) serão de 26ºC em Vitória e 25ºC em Belo Horizonte.
Com o tempo mais instável e úmido concentrado no leste, o oeste mineiro terá dias de muito sol, e as temperaturas serão bem mais altas: Uberlândia e Uberaba terão uma tarde de domingo com termômetros marcando 30ºC.
A umidade do ar também terá seus menores valores no oeste de Minas: Uberaba registrará 26%, enquanto Iturama, ainda mais a oeste no Triângulo Mineiro, chegará a 19%. Condição semelhante irá ocorrer entre o norte e o oeste do estado de São Paulo.