O tempo no fim de semana: o tempo muda em parte do Sudeste do Brasil com o avanço de uma frente fria
No próximo fim de semana, uma nova frente fria mais abrangente causará chuvas mais expressivas no Sudeste. Haverá ainda uma queda de até 10°C nas temperaturas, mas nem toda a região será afetada.
A formação de uma nova frente fria no Sul do país trará tempo instável e tempestades ao longo dos próximos dias. Nesta quinta-feira (19), já há previsão de pancadas de chuva com raios durante a tarde, especialmente no sul do Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (20), o sistema avançará, com chuvas moderadas a fortes, e seguirá para Santa Catarina e Paraná.
Entre a noite de sexta (20) e a madrugada de sábado (21), a frente fria estará passando pelo norte do Paraná e finalmente seguirá em direção à São Paulo, estado que já foi atingido por uma frente fria ao longo do último fim de semana.
Frente fria muda o tempo em parte do Sudeste
Durante a passagem dessa última frente fria, os acumulados mais expressivos se restringiram ao Litoral Sul de São Paulo, onde as chuvas chegaram a volumes entre 60 e 80 mm. No restante do território paulista, apenas chuvas fracas foram registradas com acumulados de até 20 mm. No Rio de Janeiro e em Minas Gerais, os acumulados permaneceram em torno dos 5 mm de chuva.
A chuva e uma massa de ar frio trouxeram um alívio para o calor em parte do estado paulista, especialmente em Presidente Prudente, Assis, Itapetininga, no Litoral Sul e também na região metropolitana da capital. Ainda assim, um calor intenso segue sendo registrado no interior de São Paulo e na maior parte do estado de Minas Gerais.
Nesta sexta-feira, o interior paulista e o oeste de Minas Gerais podem registrar temperaturas de 40°C, mas o leste da região também está esquentando. São Paulo capital, por exemplo, pode registrar uma máxima de 34°C durante a tarde.
A frente que vai avançar pelo Sudeste no fim de semana terá uma abrangência maior do que a frente anterior, causando chuvas um pouco mais expressivas. Ao longo do sábado, o sistema formará nebulosidade em todo São Paulo, no Rio de Janeiro e em parte de Minas Gerais, e as chuvas atingirão o estado paulista de maneira mais ampla.
Volumes de chuva mais expressivos estão sendo previstos, por exemplo, para o Vale do Paraíba e arredores, inclusive sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. As chuvas na região não serão fortes, mas os acumulados em torno de 20 mm serão superiores aos registrados no último fim de semana.
Os acumulados mais expressivos continuam, no entanto, sendo esperados para o Litoral Sul de São Paulo, podendo localmente ultrapassar os 50 mm de chuva.
Na sequência de sua passagem, o sistema traz uma nova queda nas temperaturas especialmente para o leste e litoral paulista, para o território fluminense e também para o sul mineiro que, embora não seja tão expressiva, será capaz de aliviar o calor que aflinge essas regiões.
A máxima em São Paulo capital e Rio de Janeiro capital, por exemplo, vão girar em torno dos 24°C no sábado (21), o que simboliza uma queda de aproximadamente 10°C.
Então, embora essa frente fria seja mais abrangente que a registrada no fim de semana passado, ela ainda não será capaz de romper o bloqueio que impede com que chuvas se formem na região central do país, inclusive no Alto Paranaíba e no noroeste de Minas Gerais.
No entanto, seu avanço sinaliza um enfraquecimento dessa situação, que pode ser finalmente quebrada em Outubro, com o retorno das chuvas e a tão aguardada resolução da seca histórica que, neste momento, aflige 70% dos municípios brasileiros.