O tempo no fim de semana: Região Sul sob alerta de tempestades severas, acumulados de até 250 mm e queda de temperatura
Uma frente fria intensa trará tempestades severas para o Sul do Brasil, com chuvas volumosas de até 250 mm acompanhadas por rajadas fortes de vento e raios. Após sua passagem, uma massa de ar frio causará uma queda brusca de temperaturas.
Previsões indicam que essa semana terminará com alertas de tempestades severas para a região Sul. Um ciclone se formará na altura da Argentina e impulsionará uma frente fria intensa pelo país, que deve formar chuvas intensas especialmente no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.
O sistema frontal será ainda alimentado por um intenso fluxo de umidade vindo da Amazônica, que auxilia na formação de chuvas volumosas. E após sua passagem, uma massa de ar muito frio fará as temperaturas caírem bruscamente, mudando de maneira drástica o tempo na região Sul.
O sistema já começa a afetar o tempo na região Sul ao longo da sexta-feira (06).
Alerta: Tempestades intensas atingirão a região Sul
Durante a manhã dessa sexta-feira (06), pancadas de chuva começam a se formar no Rio Grande do Sul. Ao longo do dia, haverá condições para chuvas se formarem em todos os estados, com acumulados que podem pontualmente ultrapassar os 50 mm de chuva.
Ao longo do Sábado (07), o sistema se intensifica e pode trazer volumes de chuva que, pontualmente, ultrapassam os 100 mm ao longo do dia. As chuvas volumosas se formam especialmente entre o norte do estado gaúcho, Santa Catarina e o centro-sul paranaense.
No domingo (08), A maior parte do Rio Grande do Sul passa a registrar tempo firme com baixa probabilidade de chuva, sendo que tempestades atingem somente os municípios muito próximos da divisa com Santa Catarina. Enquanto isso, o próprio estado de Santa Catarina e o Paraná continuarão registrando chuvas intensas que podem, novamente, ultrapassar os 100 mm acumulados em alguns municípios.
Ao todo, as previsões indicam que os acumulados totais podem chegar a 250 mm em alguns municípios, especialmente entre o oeste de Santa Catarina e o sul do Paraná - regiões estas que serão severamente afetadas pelo fenômeno.
Após a passagem da frente, uma massa de ar muito frio vai avançar pelo continente, causando uma queda brusca das temperaturas de uma maneira que é pouco comum durante o verão.
Temperaturas caem, mas não há risco de geada
Já no domingo (08), a tendência é de que as temperaturas mínimas fiquem entre 10°C e 15°C no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Na segunda-feira, as regiões serranas de ambos os Estados e alguns municípios pontuais podem registrar temperaturas inferiores a 10°C.
Ainda assim, até o momento, as previsões não indicam risco de geadas que possam causar transtornos para os agricultores destes estados. As temperaturas mínimas previstas pelo modelo europeu ECMWF estão girando em torno dos 7°C, sendo que os termômetros precisariam atingir pelo menos 4°C para formação de geadas.
Não seja pego de surpresa pelas condições meteorológicas. Para conferir exatamente quais temperaturas e acumulados de chuva estão sendo previstos para o seu município nos próximos dias, não deixe de conferir a previsão detalhada para sua localidade disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.