O tempo no final de semana: Sudeste volta a registrar tempo seco, mas frio será o destaque nas regiões serranas!

O tempo firme volta a predominar nos próximos dias no Sudeste, mas o frio será destaque no final de semana após passagem da frente fria. Há risco de geadas pontuais.

sjc
Fim de tarde em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, nesta última quinta-feira (18). Passagem de frente fria gerou mudanças bruscas no tempo na região e derrubou as temperaturas também. Fonte: Amanda Souza

A frente fria chegou ao Sudeste nesta última quarta-feira (17) gerando mudanças bruscas no tempo em partes da região, que antes contavam com dias secos, ensolarados e muito quentes, e agora já registram dias mais nublados, chuvosos e com temperaturas amenas.

Houve registro de chuvas volumosas com a passagem deste sistema frontal, mesmo que de maneira mal distribuída. As áreas mais afetadas ficam no litoral, como é o caso de Santos (SP) que registrou 63 milímetros e Angra dos Reis (RJ) que registrou quase 70 milímetros, isso nas últimas 48 horas segundo o INMET.

Além da chuva, a frente fria gerou queda significativa da temperatura no Sudeste. Na capital São Paulo, a temperatura máxima saiu de 29°C na quarta-feira (17) para apenas 21.8°C na quinta (18), sendo que a máxima foi registrada logo na madrugada e ao longo do dia o frio aumentou!

Como a frente fria chegou ao estado de São Paulo entre a tarde e a noite da quarta-feira, foi gerada uma inversão térmica conforme as mudanças no tempo foram acontecendo. A famosa mínima invertida foi registrada em diversas cidades especialmente no leste do Sudeste. Na capital paulista, por exemplo, a quinta-feira (18) amanheceu com 21.5°C e por volta das 17h da tarde, os termômetros estavam registrando apenas 17°C.

Fim de semana com tempo firme de volta

Apesar das mudanças bruscas no tempo entre a quarta e a quinta-feira, especialmente no leste do Sudeste com o avanço da frente fria, a chuva não será muito duradoura. A expectativa é que na manhã desta sexta-feira (19) já haja um afastamento mais expressivo do sistema para o oceano e o tempo firme retorne aos poucos.

tempo firme
O tempo firme volta a se espalhar pelo Sudeste a partir desta sexta-feira (19) após afastamento da frente fria e chegada de massa de ar seco e frio.

Conforme a frente fria se afasta em direção ao oceano, uma área de alta pressão atmosférica avança na retaguarda e gera uma massa de ar seco e de ar frio também. O tempo firme tende a se espalhar a partir desta sexta-feira por praticamente todo o Sudeste.

Ainda pode chover pela manhã especialmente no Espírito Santo e até mesmo no norte do Rio de Janeiro e no nordeste de Minas Gerais, mas já de maneira fraca e sem acumulados expressivos, ou seja, nenhuma grande preocupação.

Por outro lado, a sexta-feira (19) ainda pode amanhecer com presença de nuvens e temperaturas amenas, mas a expectativa é de retorno do sol e temperaturas agradáveis no período da tarde entre o leste paulista, o sul mineiro e o sul fluminense.

Para o sábado (20) e o domingo (21), a previsão é de tempo firme mais espalhado pela região Sudeste devido ao avanço mais expressivo da massa de ar seco associada a área de alta pressão atmosférica, ao que tudo indica, o predomínio voltará a ser de céu mais claro, ensolarado, sem muita presença de nebulosidade.

Frio chega ao Sudeste no fim de semana

Apesar da chuva ir embora junto com a frente fria no final de semana, dando brechas novamente para o maior predomínio do sol e a gradual elevação das temperaturas no período da tarde, espera-se um friozinho mais significativo e até preocupante logo cedo.

As projeções do modelo europeu ECMWF indicam que teremos maiores amplitudes térmicas nos próximos dias, ou seja, mais frio pela manhã e aumento das temperaturas no período da tarde com o retorno do sol.

Em Campos do Jordão, uma das cidades das procuradas quando a palavra frio é indicada, a amplitude térmica chegará a 11°C, a mínima prevista na manhã de sábado (20) é de apenas 9°C na cidade, sendo que a tarde pode fazer 20°C de máxima.

frio
O frio volta a ganhar força no Sudeste neste final de semana após passagem de frente fria. Há potencial de geada fraca na região serrana do Rio.

Porém, o maior destaque é a condição de temperaturas ainda menores em algumas regiões mais altas da região. Na região serrana de Itatiaia no Rio de Janeiro, a mínima pode ficar em torno e até abaixo de 4°C, o que pode ser uma condição considerável para ocorrência de geada, mesmo que fraca e pontual.