O tempo no final de semana: Sudeste volta a registrar tempo seco, mas frio será o destaque nas regiões serranas!
O tempo firme volta a predominar nos próximos dias no Sudeste, mas o frio será destaque no final de semana após passagem da frente fria. Há risco de geadas pontuais.
A frente fria chegou ao Sudeste nesta última quarta-feira (17) gerando mudanças bruscas no tempo em partes da região, que antes contavam com dias secos, ensolarados e muito quentes, e agora já registram dias mais nublados, chuvosos e com temperaturas amenas.
Houve registro de chuvas volumosas com a passagem deste sistema frontal, mesmo que de maneira mal distribuída. As áreas mais afetadas ficam no litoral, como é o caso de Santos (SP) que registrou 63 milímetros e Angra dos Reis (RJ) que registrou quase 70 milímetros, isso nas últimas 48 horas segundo o INMET.
Como a frente fria chegou ao estado de São Paulo entre a tarde e a noite da quarta-feira, foi gerada uma inversão térmica conforme as mudanças no tempo foram acontecendo. A famosa mínima invertida foi registrada em diversas cidades especialmente no leste do Sudeste. Na capital paulista, por exemplo, a quinta-feira (18) amanheceu com 21.5°C e por volta das 17h da tarde, os termômetros estavam registrando apenas 17°C.
Fim de semana com tempo firme de volta
Apesar das mudanças bruscas no tempo entre a quarta e a quinta-feira, especialmente no leste do Sudeste com o avanço da frente fria, a chuva não será muito duradoura. A expectativa é que na manhã desta sexta-feira (19) já haja um afastamento mais expressivo do sistema para o oceano e o tempo firme retorne aos poucos.
Conforme a frente fria se afasta em direção ao oceano, uma área de alta pressão atmosférica avança na retaguarda e gera uma massa de ar seco e de ar frio também. O tempo firme tende a se espalhar a partir desta sexta-feira por praticamente todo o Sudeste.
Por outro lado, a sexta-feira (19) ainda pode amanhecer com presença de nuvens e temperaturas amenas, mas a expectativa é de retorno do sol e temperaturas agradáveis no período da tarde entre o leste paulista, o sul mineiro e o sul fluminense.
Para o sábado (20) e o domingo (21), a previsão é de tempo firme mais espalhado pela região Sudeste devido ao avanço mais expressivo da massa de ar seco associada a área de alta pressão atmosférica, ao que tudo indica, o predomínio voltará a ser de céu mais claro, ensolarado, sem muita presença de nebulosidade.
Frio chega ao Sudeste no fim de semana
Apesar da chuva ir embora junto com a frente fria no final de semana, dando brechas novamente para o maior predomínio do sol e a gradual elevação das temperaturas no período da tarde, espera-se um friozinho mais significativo e até preocupante logo cedo.
As projeções do modelo europeu ECMWF indicam que teremos maiores amplitudes térmicas nos próximos dias, ou seja, mais frio pela manhã e aumento das temperaturas no período da tarde com o retorno do sol.
Em Campos do Jordão, uma das cidades das procuradas quando a palavra frio é indicada, a amplitude térmica chegará a 11°C, a mínima prevista na manhã de sábado (20) é de apenas 9°C na cidade, sendo que a tarde pode fazer 20°C de máxima.
Porém, o maior destaque é a condição de temperaturas ainda menores em algumas regiões mais altas da região. Na região serrana de Itatiaia no Rio de Janeiro, a mínima pode ficar em torno e até abaixo de 4°C, o que pode ser uma condição considerável para ocorrência de geada, mesmo que fraca e pontual.