O tempo no Natal: previsão para todo o Brasil
Nesta semana santa poucas mudanças ocorrem ao longo do dias, com umidade concentrada no Brasil Central. Contamos como será a condição do tempo nos dias 24 e 25. Saiba se vai chover ou fazer tempo firme na ceia de Natal.
Ao longo desta semana santa há pouca alteração nas condições do tempo, uma vez que há a formação de cavados e áreas de baixa pressão sobre o oceano, na altura do Sudeste, que mantém o tempo instável sobre boa parte do Brasil Central, o que também traz riscos para a ocorrência de chuvas mais intensas no Centro-Oeste e no Sudeste. A seguir confira a previsão do tempo para os dias 24 e 25 para todo o Brasil.
O natal na Região Sul
Com o afastamento da massa de ar mais seco e frio para o oceano, o efeito de circulação dos ventos que transportam umidade para o continente passa a ser mais evidente. Na manhã da terça-feira (24), tempo nublado no centro-leste de Santa Catarina, sul e leste do Paraná, com ocorrência de chuva fraca nas áreas mais próximas do litoral. O friozinho da manhã ainda se faz presente em toda a Região.
Na parte da tarde, a nebulosidade se mantém no extremo leste do Paraná, com chance para pancadas no litoral. No restante da Região Sul, o tempo segue firme e ensolarado, com temperaturas elevadas e sensação de calor. No momento da ceia de Natal, sem previsão de chuva, somente aumento da nebulosidade no leste catarinense e paranaense.
Na quarta-feira (25), tempo nublado e sem chuva somente no início da manhã no leste de Santa Catarina e do Paraná. No restante do dia o tempo segue firme e ensolarado com temperaturas elevadas. No Rio Grande do Sul, um dia com predomínio do sol, praticamente sem nuvens e de bastante calor na parte da tarde.
O natal na Região Sudeste
Devido a formação de uma região de baixa pressão próximo a costa do Rio de Janeiro, na terça-feira (24), chuvas de moderada a forte intensidade trazem potencial para transtornos já pela manhã no litoral norte de São Paulo, no Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, sul, leste e porção central de Minas Gerais, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte.
Na parte da tarde, as chuvas perdem intensidade e ocorrem com fraca a moderada intensidade no leste paulista, no Rio de Janeiro, em todo o Espírito Santo, de forma isolada em Minas Gerais, com risco para chuvas mais intensas no oeste mineiro. No momento da ceia de Natal, o tempo fica mais estável, com chance de chuva fraca em boa parte do território capixaba e de Minas Gerais. Chuva moderada, somente no norte do Espírito Santo.
Na quarta-feira (25), o tempo fica firme ao longo do dia em todo o estado de São Paulo, com sensação de calor na parte da tarde. Já nos demais estados da Região, bastante nebulosidade e chuva de fraca intensidade ocorrendo pela manhã no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Na parte da tarde, há previsão de pancadas isoladas, que podem ocorrer com forte intensidade em todo o estado de Minas Gerais, com maior abrangência nas áreas mais ao leste, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
O natal na Região Centro-Oeste
Na terça-feira (24), o tempo firme em todo o Mato Grosso do Sul, com pancadas isoladas a partir do meio da tarde no norte e nordeste do estado. No Mato Grosso do Sul e em Goiás, bastante nebulosidade pela manhã com chance de chuva fraca a moderada ocorrendo no centro-sul de Goiás, norte e noroeste do Mato Grosso. A partir do meio da tarde há risco para temporais isolados, que ocorrem com maior abrangência no centro-sul goiano. Na momento da ceia de Natal, ainda há chance de chuvas de fraca intensidade, porém ocorrem de forma muito isolada em Goiás, no Mato Grosso e no nordeste do Mato Grosso do Sul.
Na quarta-feira (25), sem grande mudanças. Previsão de chuva fraca a moderada, ocorrendo de forma isolada no sul de Goiás, no Mato Grosso e no norte do Mato Grosso do Sul. Na parte da tarde há potencial para temporais nessas áreas com a inclusão do norte goiano e da região central e oeste do Mato Grosso do Sul.
O natal na Região Nordeste
Na terça-feira (24), bastante nebulosidade em todo o litoral da Região, com ocorrência de chuva fraca a moderada pela manhã no sul da Bahia, região metropolitana de Salvador, norte do Rio Grande do Norte, do Ceará e do Maranhão. No período da tarde, as chuvas ganham intensidade nessas áreas e pancadas isoladas ocorrem no interior do Maranhão. No momento da ceia de Natal, o predomínio é de tempo estável com nebulosidade em boa parte da Região. Previsão de chuva fraca somente no norte do Ceará e no sul da Bahia.
Na quarta-feira (25), praticamente sem mudanças em relação ao dia anterior, na primeira parte do dia, ocorrem com fraca a moderada intensidade nas mesmas localidades, com acréscimo do interior do Maranhão. Na parte da tarde, o tempo firme predomina em boa parte da Região, com previsão de temporais no Maranhão e no sul da Bahia.
O natal na Região Norte
Na terça-feira (24), previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade pela manhã no leste do Amapá e na região de Belém no Pará. Risco de chuvas de forte intensidade somente para a a região de Manaus. Na parte da tarde, as chuvas ganham intensidade no Amapá e no norte do Pará. Pancadas isoladas se espalham pelo oeste da Região e há risco de temporais na região de Manaus, no Acre, em Rondônia e no sul do Tocantins. Em Palmas, o dia fica com tempo firme e sem chuva. No momento da ceia de Natal, pouca chance para ocorrência de chuvas nas capitais. Maior chance de chuva moderada para Rio Branco e Porto Velho.
Na quarta-feira (25), chuva fraca pela manhã no leste do Amapá e na região de Belém. Chuvas mais intensas ocorrem no estado de Rondônia. Na parte da tarde, as chuvas intensas continuam a ocorrer em Rondônia e pancadas isoladas de forte intensidade atingem o Acre, região de Manaus, o Amapá e norte do Pará.