O tempo no Natal será sob mudança de padrão! Fim do bloqueio atmosférico possibilita chuvas em boa parte do Brasil
A mudança de padrão acontece nesta semana com o fim do bloqueio atmosférico! Chuvas e tempestades passam a ocorrer em boa parte do Brasil, com temperaturas também mais amenas. Confira os detalhes da previsão.
Uma condição de bloqueio atmosférico vem proporcionando um fim de primavera astronômica de poucas chuvas e muito calor em todo o Brasil, caracterizando mais um evento de onda de calor, o terceiro na primavera.
Nesta semana a mudança acontece através da quebra do bloqueio atmosférico, que proporciona o retorno das chuvas em boa parte do Brasil, atingindo todas as regiões e arrefecendo as temperaturas.
Já, a partir da tarde desta terça-feira (19), a possibilidade de chuva aumenta no centro-norte do Brasil e na Região Sul, com chuvas ocorrendo de forma de pancadas de até forte intensidade e com risco de tempestades, que podem ocorrer com severidade.
Nos próximos dias, as chuvas tendem a se concentrar mais no centro-norte do país, com uma redução do potencial na Região Sul. Essa condição será bem característica da quinta-feira (21) e da sexta-feira (23), com chuvas mais abrangentes e intensas no centro-norte no primeiro dia e, no segundo dia, mais voltadas para Centro-Oeste e Sudeste, com pancadas previstas também na Região Sul.
No fim de semana e na segunda-feira do Natal, os sistemas de precipitação voltam a se concentrar mais no centro-sul, com redução expressiva das chuvas no Nordeste e uma padrão mais isolado no Norte do país. A seguir damos mais detalhes da tendência do tempo para o fim de semana e o Natal.
Sábado, 23 de dezembro
Pela manhã muita nebulosidade pelo Brasil, com tempo mais aberto no Nordeste. Há ocorrência de chuvas pontuais e de fraca intensidade entre a porção central de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte, e o Triângulo Mineiro. Na região da serra do Rio Grande do Sul, há a possibilidade de garoa e chuvisco muito pontualmente, já no extremo oeste de Santa Catarina, risco de pancadas de forte intensidade. Possibilidade de chuvas fortes também para a região entre Tocantins e Goiás e a porção central e oeste do Amazonas, incluindo a região de Manaus, e no estado do Acre.
No período da tarde, duas regiões de cavado, regiões mais instáveis, se formam no centro-sul do Brasil, uma sobre a Região Sul e outra sobre o Sudeste. Assim, instabilidades começam a se desenvolver já no início do período e se espalham por toda a Região Sul, pelo Sudeste, boa parte do Centro-Oeste e oeste da Região Norte.
Previsão de pancadas de até forte intensidade e risco de tempestades, que podem ocorrer de forma severa, na metade norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, no estado de São Paulo, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no centro e sul de Goiás, no sul, norte e leste do Mato Grosso do Sul, no centro-sul e noroeste do Mato Grosso, na metade oeste do Amazonas, em Rondônia e no Acre. Essa condição se mantém até o fim da tarde.
No período da noite, as chuvas reduzem ou cessam em boa parte do Brasil. No entanto, sobre o Sudeste e parte do Centro-Oeste, as chuvas continuam com moderada a forte intensidade e, até mesmo, com possibilidade de tempestades. Alerta para o estado de São Paulo, norte do Rio de Janeiro, o Espírito Santo, para Minas Gerais, com exceção da porção norte do estado, para o sul de Goiás, oeste, centro e norte do Mato Grosso do Sul.
Domingo, 24 de dezembro
Dia de muita nebulosidade no centro-sul do Brasil e na Região Norte. Chuva muito fraca e isolada ocorre pela manhã no leste e noroeste do Rio Grande do Sul, no centro-norte de Minas Gerais e no Espírito Santo. Já na região de Manaus, no Amazonas, e proximidades, e no norte do Mato Grosso, há potencial de chuvas intensas.
Como no dia anterior, a partir do fim da manhã e início da tarde, instabilidades começam a se desenvolver no centro-sul do Brasil e no Norte. No entanto, diferente do dia anterior, o padrão das instabilidades é mais isolado e mais restrito às regiões Sul, Sudeste e Norte.
Previsão de pancadas isoladas de até forte intensidade e para o risco de tempestades para toda a Região Sul, com menor probabilidade para a faixa leste de Santa Catarina e do Paraná, para todo o Sudeste, com menores riscos para o leste e norte paulistas e região do Triângulo Mineiro, e para a região central e oeste do Amazona e estado de Rondônia, com baixo risco para transtornos. Essa condição se mantém para o período da noite.
A região Nordeste segue com tempo firme e ensolarado em todos os estados.
Domingo, 25 de dezembro
Na madrugada do Natal, um ciclone tropical passa a atuar próximo do Rio Grande do Sul, não trazendo riscos para o estado ou para a Região Sul. Esse sistema contribui para que as chuvas se organizem mais na porção sul do Brasil, diminuindo o potencial de precipitação no Sudeste e no Centro-Oeste. No entanto, por se tratar de um sistema mais fraco, as chuvas na Região Sul acontecem também de forma isolada.
Pela manhã, previsão de chuvas de até forte intensidade no norte do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul. Há risco de chuvas pontuais de fraca intensidade entre Goiás, Tocantins e o Mato Grosso.
No período da tarde, o ciclone extratropical se afasta para o oceano, mas a sua frente fria associada consegue avançar de forma costeira até o Sudeste, contribuindo para a formação de instabilidades, mas de forma muito pontual.
Previsão de pancadas isoladas, que podem ocorrer como tempestades pontuais, no norte norte de Santa Catarina, no sul e leste do Paraná, em toda a faixa leste do estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, na porção central de Minas Gerais, no estado de Goiás, no norte do Mato Grosso do Sul, no sul, norte e mestre oeste do Mato Grosso, na porção central e oeste do Amazonas, no estado de Rondônia e no Tocantins.
No Nordeste, a tarde do Natal será de virada no tempo em toda a faixa norte, mas com previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade no Rio Grande do Norte, no norte do Ceará até a região de Fortaleza e no norte do Maranhão.