O tempo no Nordeste do Brasil: chuva em algumas capitais e frio chegando ao sul da Bahia a partir desta quarta-feira
A virada de julho para agosto será marcada por pancadas de chuva em quase todas as capitais do Nordeste. Outro destaque é o friozinho que pode atingir o sul da Bahia nos próximos dias.
O tempo no Nordeste continua estável na maior parte da região, com predomínio de céu claro, ensolarado, sem muitas nuvens e com registro de um calor acima do normal nesta época do ano.
Apesar da falta de chuva na maior parte do sertão e agreste nordestinos, pancadas de chuva ainda são esperadas mesmo que de maneira pontual, passageira e mal distribuída, algo esperado principalmente nas capitais nordestinas.
Com a falta de chuva na maior parte da região por meses, o número de incêndios aumentou significativamente em alguns estados da região. Por exemplo, no Ceará houve um aumento de 37% no número de queimadas comparado ao mesmo período do ano passado, de 1 de janeiro até 29 de julho.
Como fica o tempo na virada do mês
Os próximos dias serão marcados pelo término do mês de julho e o começo de agosto, o que gera uma certa expectativa também quanto a possíveis mudanças de padrão já que a Oscilação Antártica (AAO) está mudando de fase como já foi mencionado em outros artigos da Meteored BR.
Apesar dessa alteração de fase positiva para negativa, o que permite o avanço de ciclones e frentes frias para regiões como o Nordeste, a umidade ainda não deve se espalhar uniformemente. Ou seja, tem previsão de chuva nos próximos dias, mas não para toda a região.
O mapa acima mostra a chuva prevista até o próximo domingo (4) e nota-se que existe uma projeção de umidade sobre a faixa leste do Nordeste, inclusive com volumes significativos como é o caso do sul da Bahia em que são esperados cerca de 50 milímetros.
É importante ressaltar que o maior volume de chuva está previsto para o litoral sul baiano e cidades como Porto Seguro podem ser atingidas até o fim de semana por esse maior acumulado, não se descartando o risco de algum transtorno pontual.
Essa umidade ficará concentrada sobre o sul baiano nesses próximos dias devido ao avanço de uma frente fria bem afastada no Atlântico, mas que apesar de estar longe, conseguirá canalizar ventos úmidos em direção à costa.
Além da capital do Pernambuco, Salvador e Maceió também ficam na rota das instabilidades e da possibilidade de volumes de chuva entre 10 e 20 milímetros, mas de modo geral, não existe nenhuma grande preocupação por enquanto.
Na faixa norte da região, as instabilidades estão mais fracas e a chance de chuva é pequena nos próximos dias, o que tira algumas capitais nordestinas dessa lista de quem pode receber pancadas, é o caso de Teresina e Fortaleza, onde a expectativa é de tempo seco e ensolarado. Em São Luís pode até chover, me de forma isolada e sem volumes significativos.
Friozinho chega ao Nordeste?
Muito tem se falado sobre um calor acima do normal na maior parte do Brasil nessas últimas semanas, inclusive no Nordeste e por enquanto isso não deve mudar. Como o tempo vai permanecer seco e ensolarado na maior parte da região nordestina, é normal que o calor também prevaleça.
Os mapas acima mostram que nesses próximos dias, altas temperaturas ainda tomarão conta da maior parte da região. Nas áreas em vermelho, principalmente nas mais escuras do mapa, são esperadas temperaturas máximas acima dos 30°C. No entanto, percebe-se que o calorão exorbitante não atingirá todo o Nordeste.
Para compararmos melhor essa atuação da onda de calor sobre a maior parte da região nessa virada do mês, temos o mapa acima com a máxima prevista para a tarde da quinta-feira (1). A temperatura pode atingir o patamar de 36°C em cidades do Piauí.
Em contrapartida, a faixa leste do Nordeste pode ser influenciada por uma mudança brusca no tempo com a passagem de uma frente fria na costa da Bahia como mencionado anteriormente. Com a condição de aumento de nebulosidade e até chuva volumosa, a temperatura tende a cair.
Na mesma tarde extremamente quente em cidades no oeste e norte da região, cidades da faixa leste, em especial cidades baianas, podem registrar temperaturas amenas com a mudança na direção dos ventos. Máximas em torno de 24°C ou até menos podem ser registradas.