O tempo no Sudeste do Brasil: condição pré-frontal traz temperaturas muito acima dos 30°C, inclusive nas capitais
A semana na Região Sudeste do Brasil vai ser muito quente para o inverno do Brasil e para o mês de agosto, com temperaturas passando dos 30°C, inclusive nas capitais. O calor anômalo vai ter seu fim, mas somente no fim da semana. Saiba mais aqui.
Mais uma semana de tempo seco e quente em boa parte do Brasil, com mudança mais significativa na Região Sul e, somente, na Região Sudeste mais para o fim da semana. Até lá, o calor anômalo vai continuar e ganhar intensidade devido a aproximação de uma frente fria.
Esse sistema contribui para uma condição pré-frontal, favorecendo a atuação dos ventos de norte e nordeste, que transportam o ar mais quente do centro-norte do Brasil em direção ao Sul. Assim, com o avanço da frente fria, há um empoçamento do ar quente a frente da frente fria, aumentando o ganho térmico ao longo do dia. O momento de maior intensidade, acontece na quinta-feira (08), quando o sistema frontal está mais próximo da Região Sudeste.
Tempo muito seco e calor anômalo ganha intensidade no Sudeste do Brasil
Dias de pouca nebulosidade devido ao ar extremamente seco sobre a porção central do Brasil que se estende até o norte da Região Sul e toda a Região Sudeste. Essa condição mais seca, permite uma maior perda de energia durante as noite e madrugadas, baixando bastante a temperatura nesses períodos.
No início da manhã, a sensação é de frio. Ao longo do dia, além do ganho térmico promovido pelo tempo firme e um céu sem nuvens, há o transporte de calor do centro-norte do Brasil, aumentando muito as temperaturas ao longo do dia e proporcionando sensação de calor. Assim, a moda “cebola” continua sendo tendência ao longo da semana.
A semana já começa com previsão de temperaturas elevadas e passando dos 30°C no interior de São Paulo, na porção centro, norte e oeste do estado. Na capital paulista, previsão de máximas de 29°C. Em Minas Gerais, as máximas passam dos 30°C somente no oeste do Triângulo Mineiro. No Rio de Janeiro, as temperaturas podem chegar aos 30°C.
Na terça-feira (06), o padrão não muda e as temperaturas não sofrem uma variação significativa, uma vez que a frente fria ainda não se formou completamente na Região Sul e os sistemas de chuvas estão atuando no sul do Rio Grande do Sul. Essa condição se aplica também à quarta-feira (07).
Já na quinta-feira (08), a frente fria atua no Paraná e se aproxima muito da divisa com o estado de São Paulo, provocando aumento da nebulosidade nessas áreas. No entanto, o empoçamento do ar quente acontece até o período da tarde em toda a Região Sudeste, proporcionando o dia mais quente da semana.
As temperaturas máximas podem chegar aos 32°C na Capital Paulista, aos 34°C no Rio de Janeiro, aos 28°C em Belo Horizonte e aos 30°C em Vitória. No norte e oeste de São Paulo, as máximas podem atingir os 35°C.