O tempo no Sudeste do Brasil: frente fria chega nesta semana e deixa alertas de chuvas muito intensas
Uma frente fria consegue avançar pela Região Sul e chegar ao Sudeste na quarta-feira (06). Há potencial de chuvas intensas e tempestades que trazem risco para alagamentos e inundações.
No início desta semana uma frente fria avança pela Região Sul, provocando a tão esperada mudança do tempo, mais para o alívio ao calor do que em relação às chuvas que, por sua vez, ocorrem com intensidade suficiente para provocar alertas de alagamentos e inundações.
Esse mesmo sistema traz esses riscos para a Região Sudeste a partir da próxima quarta-feira (06) e não é o suficiente para promover ainda o refresco tão esperado. Assim, a continuidade do calor somada a uma condição mais instável da atmosfera, promovida pela frente fria, traz um real risco de chuvas muito intensas e tempestades. A seguir trazemos os detalhes da previsão do tempo.
Semana começa com alertas de chuvas intensas e tempestades
Na segunda (04) e terça-feira (05), o tempo firme predomina pela manhã, com tempo mais fechado sobre o estado de Minas Gerais. A partir do fim da manhã e início da tarde, instabilidades começam a se formar e deixam alertas para a ocorrência de chuvas intensas e de tempestades.
Na segunda-feira (04), alertas para a porção central e norte de Minas Gerais. A região de Belo Horizonte, não possui riscos para esse dia. Na terça-feira (05), há alertas para o centro-sul de Minas Gerais, região do Triângulo Mineiro, região da Zona da Mata e, de forma mais isolada no norte e faixa leste de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro.
Quarta-feira: a frente fria chega ao Sudeste!
O avanço da frente fria em direção ao Sudeste acontece durante a madrugada. O sistema atua de forma mais costeira trazendo o seu primeiro impacto no período da manhã no sul de São Paulo até a região metropolitana da capital paulista, através do aumento da nebulosidade e da ocorrência de chuvas pontuais de fraca intensidade.
Mais para o fim do período da manhã e início da tarde, a nebulosidade já se encontra mais densa no centro-leste e norte de São Paulo, no centro-sul e oeste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. As chuvas ainda acontecem de forma muito pontual e fraca nessas áreas.
A partir do meio da tarde, instabilidades já se desenvolvem mais e trazem potencial para eventos intensos e de tempestades pontuais no centro-sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, na Zona da Mata, no norte, centro e todo o leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Entre a Zona da Mata Mineiro e os territórios capixaba e fluminense há maior potencial para transtornos.
No período da noite, o tempo instável continua, mas com redução da precipitação na maioria das localidades. Alerta de chuvas intensas somente para o litoral norte paulista.
Semana termina com frente fria se afastando, mas ainda com previsão de chuva
A tendência para a quinta (07) e a sexta-feira (08), são de afastamento da frente fria, que ainda consegue influenciar, mas através da formação de uma região de cavado sobre parte do Sudeste.
Nesses dias há bastante nebulosidade sobre o estado de São Paulo, o centro-sul de Minas Gerais, sobre o Triângulo Mineiro, o Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo. Há possibilidade de chuva fraca pela manhã, com maior probabilidade sobre o território fluminense.
A partir da tarde, em ambos os dias, as instabilidades se desenvolvem e trazem potencial de chuvas intensas e de tempestades em todo o estado de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, na Zona da Mata Mineira, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo.