O tempo no Sudeste do Brasil: semana começa com muita chuva e queda das temperaturas no estado de São Paulo

A frente fria que avança pela Região Sul consegue chegar ao estado de São Paulo nesta segunda-feira. O início da semana promete ser chuvoso e com sensação de frio em boa parte do estado.

Chuvas em São Paulo
Início de semana chuvoso no estado de São Paulo, com acumulado de quase 100 mm até o meio da semana.

Após dias de grande amplitude térmica no Sudeste, uma frente fria vai provocar uma mudança significativa no estado de São Paulo no início da semana. O sistema contribui para um contraste térmico na Região, uma vez que não consegue avançar e mantém o tempo firme e com temperaturas elevadas no período da tarde em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

Segunda-feira: frente fria chega no fim da manhã em São Paulo

A madrugada da segunda-feira (08) será fria em toda a Região Sudeste. Devido a proximidade da frente fria, o tempo já fica nublado no sul e faixa leste do estado de São Paulo, com possibilidade de ocorrência de chuvisco. Essa condição se mantém ao longo do período da manhã. destaque também para o aumento da nebulosidade no Rio de Janeiro, durante a manhã, mas sem previsão de chuva.

Devido a maior cobertura de nuvens aos ventos de quadrante sul, a sensação é de frio no sul e leste de São Paulo e no Rio de Janeiro. Já no interior paulista, principalmente no norte do estado, no estado de Minas Gerais e no Espírito Santo, a sensação no fim de manhã já é de calor, com temperaturas variando dos 27 aos 30°C.

No fim de manhã, a frente fria já atua no sul do estado de São Paulo, provocando chuvas de fraca intensidade de Registro, Itanhaém até Itapetininga, com possibilidade mais pontual nas áreas próximas à divisa com o Paraná, como a região de Ourinhos.

No período da tarde, a frente fria avança com mais facilidade, aumentando o potencial de chuvas no sul, regiões de divisa com o Paraná e também na faixa leste, até a região metropolitana da capital paulista. As chuvas ocorrem com fraca intensidade até o momento. A sensação é de frio e as máximas, nessas áreas, não passam dos 18 e 19°C. No Rio de Janeiro, a máxima chega aos 22°C e no restante do Sudeste ficam em torno dos 30°C.

A partir do fim da tarde e no decorrer da noite, a frente fria consegue mudar o tempo até a porção central e oeste de São Paulo, com chuvas de fraca intensidade, que podem ocorrem de forma moderada na região de divisa com o Paraná mais para o fim da noite.

Terça-feira: chuvas aumentam de intensidade no estado de São Paulo

No decorrer da madrugada da terça-feira (09), as chuvas passam a ocorrer de moderada a forte intensidade no oeste, sul, leste e regiões de divisa com o Paraná. No decorrer da manhã, as chuvas perdem intensidade, mas o tempo fica chuvoso nessas áreas, bem como na região central do estado de São Paulo, na região de Bauru e proximidades, onde as chuvas começam no início da manhã.

Muita nebulosidade e sem previsão de chuvas no extremo sul de Minas Gerais, região da Zona da Mata Mineira e no Rio de Janeiro.

As chuvas mais intensas e volumosas acontecem na terça-feira, contribuindo para o elevado acumulado previsto, que pode chegar próximo dos 100 mm.

No período da tarde, as chuvas continuam variando de intensidade em boa parte de São Paulo, com exceção do norte e nordeste do estado. Assim, as temperaturas ficam baixas, com máximas de no máximo 20°C na porção central e oeste, e de 15°C na capital paulista. Já no norte e no estande de Minas Gerais, as máximas ficam em torno dos 30°C. Já no Rio de Janeiro, a sensação é amena, com temperaturas em torno dos 23°C.

A partir do fim do dia, as instabilidades ganham intensidade e, no período da noite, as chuvas ocorrem com moderada a forte intensidade. Ao mesmo tempo, há o aumento da nebulosidade no norte paulista e há a possibilidade de chuva fraca e pontual. No Rio de Janeiro, extremo sul e Zona da Mata de Minas Gerais têm o adensamento da nebulosidade e há potencial também de chuva fraca.

Quarta-feira: chuvas diminuem e o tempo firme retorna

A quarta-feira (10) começa com o reforço do tempo instável em todo o estado de São Paulo e no Rio de Janeiro devido a formação de uma baixa pressão entre a costa das regiões Sul e Sudeste.

Assim, pela madrugada e manhã, as chuvas ocorrem de forma pontual em todo o estado de São Paulo, com até forte intensidade no norte. No Rio de Janeiro, as chuvas continuam com fraca intensidade.

Com o afastamento da baixa pressão, as instabilidades perdem intensidade e as chuvas diminuem. Além disso, o ar mais quente volta a se espalhar por São Paulo. No período da tarde, o tempo fica nublado e com chuvas fracas e pontuais somente no centro-sul e oeste do estado. O frio continua, mas de forma mais amenas, com máximas passando dos 20°C.

No período da noite, previsão de chuvas somente para o sul de São Paulo e regiões de divisa com o Paraná.