O tempo no Sudeste do Brasil: semana começa com muita chuva e queda das temperaturas no estado de São Paulo
A frente fria que avança pela Região Sul consegue chegar ao estado de São Paulo nesta segunda-feira. O início da semana promete ser chuvoso e com sensação de frio em boa parte do estado.
Após dias de grande amplitude térmica no Sudeste, uma frente fria vai provocar uma mudança significativa no estado de São Paulo no início da semana. O sistema contribui para um contraste térmico na Região, uma vez que não consegue avançar e mantém o tempo firme e com temperaturas elevadas no período da tarde em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
Segunda-feira: frente fria chega no fim da manhã em São Paulo
A madrugada da segunda-feira (08) será fria em toda a Região Sudeste. Devido a proximidade da frente fria, o tempo já fica nublado no sul e faixa leste do estado de São Paulo, com possibilidade de ocorrência de chuvisco. Essa condição se mantém ao longo do período da manhã. destaque também para o aumento da nebulosidade no Rio de Janeiro, durante a manhã, mas sem previsão de chuva.
Devido a maior cobertura de nuvens aos ventos de quadrante sul, a sensação é de frio no sul e leste de São Paulo e no Rio de Janeiro. Já no interior paulista, principalmente no norte do estado, no estado de Minas Gerais e no Espírito Santo, a sensação no fim de manhã já é de calor, com temperaturas variando dos 27 aos 30°C.
No fim de manhã, a frente fria já atua no sul do estado de São Paulo, provocando chuvas de fraca intensidade de Registro, Itanhaém até Itapetininga, com possibilidade mais pontual nas áreas próximas à divisa com o Paraná, como a região de Ourinhos.
No período da tarde, a frente fria avança com mais facilidade, aumentando o potencial de chuvas no sul, regiões de divisa com o Paraná e também na faixa leste, até a região metropolitana da capital paulista. As chuvas ocorrem com fraca intensidade até o momento. A sensação é de frio e as máximas, nessas áreas, não passam dos 18 e 19°C. No Rio de Janeiro, a máxima chega aos 22°C e no restante do Sudeste ficam em torno dos 30°C.
A partir do fim da tarde e no decorrer da noite, a frente fria consegue mudar o tempo até a porção central e oeste de São Paulo, com chuvas de fraca intensidade, que podem ocorrem de forma moderada na região de divisa com o Paraná mais para o fim da noite.
Terça-feira: chuvas aumentam de intensidade no estado de São Paulo
No decorrer da madrugada da terça-feira (09), as chuvas passam a ocorrer de moderada a forte intensidade no oeste, sul, leste e regiões de divisa com o Paraná. No decorrer da manhã, as chuvas perdem intensidade, mas o tempo fica chuvoso nessas áreas, bem como na região central do estado de São Paulo, na região de Bauru e proximidades, onde as chuvas começam no início da manhã.
Muita nebulosidade e sem previsão de chuvas no extremo sul de Minas Gerais, região da Zona da Mata Mineira e no Rio de Janeiro.
No período da tarde, as chuvas continuam variando de intensidade em boa parte de São Paulo, com exceção do norte e nordeste do estado. Assim, as temperaturas ficam baixas, com máximas de no máximo 20°C na porção central e oeste, e de 15°C na capital paulista. Já no norte e no estande de Minas Gerais, as máximas ficam em torno dos 30°C. Já no Rio de Janeiro, a sensação é amena, com temperaturas em torno dos 23°C.
A partir do fim do dia, as instabilidades ganham intensidade e, no período da noite, as chuvas ocorrem com moderada a forte intensidade. Ao mesmo tempo, há o aumento da nebulosidade no norte paulista e há a possibilidade de chuva fraca e pontual. No Rio de Janeiro, extremo sul e Zona da Mata de Minas Gerais têm o adensamento da nebulosidade e há potencial também de chuva fraca.
Quarta-feira: chuvas diminuem e o tempo firme retorna
A quarta-feira (10) começa com o reforço do tempo instável em todo o estado de São Paulo e no Rio de Janeiro devido a formação de uma baixa pressão entre a costa das regiões Sul e Sudeste.
Assim, pela madrugada e manhã, as chuvas ocorrem de forma pontual em todo o estado de São Paulo, com até forte intensidade no norte. No Rio de Janeiro, as chuvas continuam com fraca intensidade.
Com o afastamento da baixa pressão, as instabilidades perdem intensidade e as chuvas diminuem. Além disso, o ar mais quente volta a se espalhar por São Paulo. No período da tarde, o tempo fica nublado e com chuvas fracas e pontuais somente no centro-sul e oeste do estado. O frio continua, mas de forma mais amenas, com máximas passando dos 20°C.
No período da noite, previsão de chuvas somente para o sul de São Paulo e regiões de divisa com o Paraná.