O tempo no Sudeste do Brasil: semana de pouca chuva e sensação de calor
A previsão para a próxima semana traz uma condição de tempo firme e temperaturas mais elevadas em boa parte do Sudeste. No entanto, uma frente fria vai atuar e provocar chuvas. Confira os detalhes da previsão do tempo.
As chuvas sobre o centro-leste do Brasil voltaram a diminuir, principalmente sobre a Região Sudeste, onde o calor e pancadas muito isoladas predominaram nos últimos dias.
Para a próxima semana muito, pouca chuva está prevista com continuidade do calor. Mesmo com a influência de uma frente fria, as temperaturas continuam elevadas em boa parte do Sudeste, com potencial de chuvas de até forte intensidade.
Confira a seguir os detalhes da previsão do tempo.
Segunda-feira: calor e tempo firme predominam, com chuva somente em parte de São Paulo
Na segunda-feira (08), o tempo firme predomina em praticamente todo o Sudeste, com temperaturas em elevação ao longo do dia e sensação de calor generalizada a partir da tarde.
No período da manhã, sol em um céu sem praticamente nuvens, com maior concentração de nebulosidade somente no noroeste do estado de Minas Gerais e no Espírito Santo. A sensação de calor já atinge o interior do Sudeste, com temperaturas de 26 a 27°C no meio do período no centro-norte e oeste de São Paulo, na região do Triângulo Mineiro e no noroeste de Minas Gerais. No Espírito Santo, as temperaturas já podem atingir os 27 e 28°C.
No restante do dia, sem grande mudanças, somente por volta do meio da tarde, instabilidades que atuam no Paraná consegue avançar em direção ao estado de São Paulo, levando potencial de chuvas de até forte intensidade e de tempestades mais severas no oeste, noroeste, região central e de divisa com o território paranaense.
As máximas podem passar dos 30°C no norte de São Paulo e, nas capitais, previsão de 29°C em São Paulo, de 27°C no Rio de Janeiro, de 26°C Belo Horizonte e de 30°C em Vitória.
Terça-feira: mais um dia de tempo firme, calor e chuvas muito isoladas
Manhã de tempo firme predominando em praticamente todo o Sudeste, mas com chuvas de até forte intensidade ocorrendo por volta do meio do período no centro-sul e oeste de São Paulo. O tempo fica mais fechado no leste paulista e no sul mineiro, com baixa possibilidade de chuva. A sensação de calor já pode ser sentida no norte de São Paulo, na região do Triângulo Mineiro e no Espírito Santo como no dia anterior.
No período da tarde, calor em todo o Sudeste e previsão de pancadas muito isoladas e de curta duração no leste, centro-norte e oeste de São Paulo. No extremo oeste paulista há potencial para tempestades. As temperaturas máximas previstas para as capitais ficam em 27°C em São Paulo, em 28°C no Rio de Janeiro, em 26°C em Belo Horizonte e em 29°C em Vitória.
Quarta-feira: calor e quase nada de chuva
O tempo firme predomina ao longo do dia em praticamente todo o Sudeste na quarta-feira (10). No período da manhã, poucas nuvens e sensação de calor em todos os estados mais para o fim do período.
No período da tarde, há o aumento da nebulosidade e baixa possibilidade de chuva. O maior risco são pancadas muito isoladas e de curta duração e de até moderada intensidade, no centro-norte e oeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro. As temperaturas máximas previstas para as capitais ficam em 29°C em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em 30°C em Vitória.
Quinta e sexta-feira: calor continua, mas potencial de chuva aumenta no leste do Sudeste
No fim da semana, mesmo com o aumento da possibilidade de chuva, o tempo firme predomina durante boa parte do dia, com temperaturas elevadas e sensação de calor a partir do fim da manhã em toda a Região Sudeste.
Por volta do meio da tarde, instabilidades conseguem se formar e se espalhar em parte do Sudeste, provocando pancadas de até forte intensidade, mas que podem ocorrer como tempestades em todo o estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. As áreas do leste da Região são as que possuem maior potencial de chuvas de moderada a forte intensidade.