O tempo no Sudeste do Brasil: semana com máximas próximas dos 40°C na região e nova frente fria no fim de semana
A semana no Sudeste terá temperaturas amenas na costa leste e calor intenso de até 40°C no interior. No final da semana, a partir de sexta-feira, um novo sistema frontal tornará o tempo mais instável, com possibilidade de pancadas de chuva.
Após a passagem de uma frente fria na costa do Sudeste, uma massa de ar frio deve avançar sobre a região Sudeste, atuando de maneira mais restrita na parte costeira. Com isso, as temperaturas máximas devem ficar mais amenas na porção leste do Sudeste, enquanto a porção oeste poderá registrar máximas de até 40°C.
Entre o final da manhã e início da tarde de quarta-feira (18) ainda são esperadas algumas instabilidades no centro-sul do estado de São Paulo, com chuvas de intensidade fraca a moderada que devem seguir para o centro-norte do estado no decorrer da tarde. Ainda será observada bastante nebulosidade na costa de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte leste de Minas Gerais.
Na parte leste do Sudeste, as temperaturas máximas tendem a ficar mais amenas nesta tarde de quarta-feira (18), enquanto na porção oeste são esperadas máximas de até 40°C. No Triângulo Mineiro e no extremo norte de São Paulo, a previsão é de temperaturas máximas entre 36°C e 40°C. Já no leste de São Paulo, as máximas devem ficar abaixo dos 25°C, como nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro, com temperaturas entre 25°C e 27°C em Vitória.
Na manhã de quinta-feira (19), teremos bastante nebulosidade na porção leste do estado de Minas Gerais, centro-norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e litoral sul de São Paulo. Na parte mais interiorana dos estados do Sudeste, a previsão é de tempo firme sem previsão de chuva, com temperaturas máximas que podem se aproximar dos 40°C na tarde de quinta-feira (19).
No estado de São Paulo, as temperaturas máximas podem variar entre 38°C e 40°CJ, especialmente nas regiões de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Araçatuba. á na faixa costeira, as máximas devem ficar abaixo dos 25°C na tarde de quarta-feira (19).
A partir de sexta-feira (19), a chegada de um novo sistema frontal deve aumentar a nebulosidade entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas as temperaturas máximas ainda devem continuar elevadas, semelhantes ao dia anterior, especialmente no centro-oeste do estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro.
Na capital São Paulo, as máximas previstas variam entre 32°C e 34°C. No Rio de Janeiro, entre 30°C e 31°C; em Belo Horizonte, a máxima será de 30°C, enquanto em Vitória é esperada a máxima de 31°C.
A semana se encerra com a chegada de uma nova frente fria no Sudeste
Entre sexta-feira (20) e sábado (21), um novo sistema frontal se aproximará da Região Sudeste, trazendo potencial para chuvas de moderada a forte intensidade, com risco de tempestades em algumas cidades. Vale reforçar que a atuação da frente fria deve se restringir à parte leste do Sudeste, entre a costa de São Paulo, o centro-sul de Minas Gerais e o sul do Rio de Janeiro.
No entanto, é entre o final da manhã e inicio tarde de sábado (21) que o sistema trará as condições mais instáveis, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas no centro-leste de São Paulo e no sul de Minas Gerais. No Rio de Janeiro, o tempo ficará nublado, com chances de chuva fraca, especialmente na porção sul do estado.