O tempo no Sul do Brasil: a região vai enfrentar intenso contraste térmico de temperaturas variando de 2°C a quase 40°C
A semana termina com chuva e temperaturas mínimas de até 2°C em algumas cidades do Sul. No final de semana, as temperaturas devem subir gradualmente, e no norte do Paraná, a máxima pode chegar perto dos 40°C.
A atuação de um sistema frontal se deslocando do interior do continente em direção ao oceano deve proporcionar chuvas pontuais ainda nesta quinta-feira (05) em algumas cidades do Sul do país.
Entre a madrugada e manhã de quinta-feira (05), a precipitação avança sobre o estado de Santa Catarina, de oeste a leste. A chuva também deve atingir o estado do Paraná, principalmente na porção mais ao sul, como é o caso da região metropolitana de Curitiba entre o final da manhã e início da tarde.
Conforme o sistema frontal vai avançando em direção ao oceano, as chuvas devem perder intensidade a partir da noite de quinta-feira (05). Na sexta-feira (06), a previsão é de tempo firme sem chuvas e temperaturas mais amenas em decorrência do avanço de uma massa de ar frio sobre o Rio Grande do Sul.
Na madrugada de sexta-feira (06), as temperaturas mínimas em boa parte do Rio Grande do Sul deverão ficar abaixo dos 10°C. Além disso, a massa de ar deve avançar sobre o estado de Santa Catarina, com previsão de 2°C em algumas cidades da região serrana, especialmente na porção mais a leste. Em relação ao estado do Paraná, o ar frio atua de maneira mais intensa na porção mais ao sul.
No período da tarde, as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 22°C em boa parte do estado do Rio Grande do Sul e na porção leste de Santa Catarina e do Paraná, onde ficarão entre 18°C e 20°C, devido à atuação mais intensa da massa de ar frio na faixa costeira da Região Sul.
Confira as máximas previstas nas capitais da Região Sul nesta sexta-feira (06): 22°C em Porto Alegre, 20°C em Florianópolis e 17°C em Curitiba.
O final de semana será marcado por calor intenso de quase 40°C
No dia 7 de setembro, quando se comemora a Independência do Brasil, muitas cidades do país devem realizar desfiles cívicos para celebrar os 202 anos de Independência. A previsão é de tempo firme, sem ocorrência de chuva no Sul.
A partir do sábado (07) as temperaturas começarão a subir gradualmente no Sul do país, com nebulosidade atuando sobre a porção central do Rio Grande do Sul durante o início da tarde, mas sem previsão de chuva. Nos estados de Santa Catarina e Paraná, a previsão é de sol com nuvens dispersas na tarde do sábado (07).
No Rio Grande do Sul, as máximas devem variar entre 21°C e 28°C, enquanto no oeste de Santa Catarina podem chegar aos 30°C na tarde de sábado. Por sua vez, o extremo noroeste do Paraná tem previsão de temperaturas máximas próximas de 40°C devido à atuação de uma massa de ar quente na porção central do país. Em Londrina, por exemplo, a máxima prevista é de 36°C e os níveis de umidade do ar podem ficar abaixo dos 20%.
No domingo (08), a instabilidade deve atuar sobre parte do Rio Grande do Sul, com chuvas pontuais de intensidade fraca a moderada esperadas no extremo sul do estado durante a manhã e o início da tarde. Os estados de Santa Catarina e Paraná não possuem previsão de chuva.