O tempo no Sul do Brasil: semana começa com avanço de frente fria e riscos de chuvas intensas e tempestades
A tão esperada mudança do tempo na Região Sul já está em curso. Uma frente fria avança trazendo risco de chuvas intensas e tempestades. Massa de ar frio garante um refresco para os três estados.
No domingo (03), uma frente fria passou a atuar de forma tímida e mais afastada no oceano na altura do Rio Grande do Sul, mas o suficiente para contribuir com o aumento das chuvas no território gaúcho.
No entanto, é na segunda-feira (04) que uma região de cavado consegue se conectar ao sistema frontal no oceano, dando origem a uma “nova frente fria”, com mais energia para avançar pela Região Sul. A seguir, confira os detalhes e alertas da previsão do tempo.
Segunda-feira: entre calor, chuvas intensas e tempestades
A segunda-feira (04) começa sob muita nebulosidade no Rio Grande do Sul e potencial de chuvas de fraca a moderada intensidade na porção central, oeste e leste do estado, incluindo a região de Porto Alegre. Por volta de meados da manhã, há potencial de chuvas de até forte intensidade entre o Oeste, a Campanha e as Missões.
Nos estados de Santa Catarina e do Paraná, o tempo firme predomina, com sensação de calor e temperaturas de 26 a 30°C já no meio da manhã.
No início da tarde, as instabilidades no Rio Grande do Sul ganham intensidade e começam a se espalhar por todo o estado, com possibilidade de tempestades pontuais. Núcleos de tempestades também já podem atuar nas regiões de fronteira de Santa Catarina e do Paraná.
Por volta do meio da tarde, o potencial de chuvas intensas e de tempestades aumenta e há alerta para todas as regiões do Rio Grande do Sul, com exceção do sul, do extremo sul e oeste de Santa Catarina e no extremo oeste e sudoeste do Paraná.
As temperaturas no período da tarde proporcionam calor no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, com máximas variando de 27 a 34°C, com maiores valores sendo registrados no norte e oeste paranaenses. Já na metade sul e leste do território gaúcho, as temperaturas ficam mais amenas em virtude da incursão do ar frio, variando de 19 a 23°C.
A partir do fim do dia e início da noite, a frente fria consegue avançar concentrando as chuvas intensas e tempestades, de forma mais pontual, na metade norte do Rio Grande do Sul, no meio-oeste e sul de Santa Catarina. O ar frio já começa a se espalhar mais pelo território gaúcho, proporcionando até sensação de frio no fim da noite na Campanha, Sul e região Central, com temperaturas abaixo dos 20°C.
Terça-feira: frente fria e massa de ar frio avançam pelo Sul. Ainda há alertas de tempestades
A terça-feira (05) com a frente fria entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina contribuindo para chuvas de até forte intensidade pela manhã no norte e nordeste gaúcho, no sul e oeste catarinense, e no sudoeste do Paraná. O ar frio atua e garante o tempo sem chuvas nas demais áreas do território gaúcho. Por outro lado, a sensação de calor continua no norte de Santa Catarina e no Paraná.
Com o avanço da frente fria, por volta do fim da manhã, as chuvas se espalham por todo o estado de Santa Catarina, chegando ao sul e ao oeste do Paraná. Há potencial de chuvas intensas e de tempestades, com maior probabilidade para o leste e oeste catarinenses e no oeste paranaense. O norte gaúcho ainda pode receber chuvas de forte intensidade.
No período da tarde, as instabilidades se desenvolvem mais e há alerta de chuvas intensas e tempestades para todo o estado de Santa Catarina, leste, sul e todo o oeste do Paraná. O leste paranaense e o norte catarinense recebem os maiores volumes, com maior probabilidade para alagamentos e inundações.
No período da noite, as chuvas reduzem e a massa de ar frio consegue atuar em todo o estado de Santa Catarina até a porção do Paraná.
Quarta-feira: temperaturas amenas, mas ainda há previsão de chuva
Na quarta-feira (06), a frente fria já se encontra mais afastada e na altura do Sudeste, mas, mesmo assim, uma região de mais instável consegue se formar e provoca chuvas no centro-norte da Região Sul.
O dia começa com predomínio de tempo firme, temperaturas amenas e muita nebulosidade somente no centro-leste de Santa Catarina e do Paraná. Somente no fim da manhã que há possibilidade de chuvas pontuais e de fraca intensidade no norte de Santa Catarina e no leste paranaense.
No período da tarde, instabilidades começam a se desenvolver e trazem potencial de pancadas isoladas de até forte intensidade no oeste de Santa Catarina, na porção central, sudoeste, oeste, norte e noroeste do Paraná. As chuvas podem ocorrer de forma mais intensa e abrangente mais para o fim do período.