Onda de calor e massa de ar frio vão ocorrer juntas na Região Sul. Saiba o que esperar!

Os últimos dias de abril serão marcados por eventos extremos no Sul do país, por um lado muita chuva e tempo severo, por outro lado o sobe e desce das temperaturas, veja o que esperar.

nova frente fria
Nova frente fria tende a se intensificar na manhã de sábado (27), gerando tempo severo com descargas elétricas na fronteira oeste gaúcha.

A reta final do mês de abril será marcada por eventos extremos no Sul do Brasil, visto que tudo pode acontecer ao mesmo tempo, o que mexe bastante inclusive com a saúde. Um sobe e desce de temperaturas em meio as chuvas frequentes vão mexer com o tempo nos próximos dias.

Primeiro a gente fala das chuvas que têm ocorrido ainda de maneira bastante frequente na região mesmo com o El Niño indo embora. Neste mês de abril choveu frequentemente em partes da região, especialmente sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas o Paraná vive um cenário distinto com maior predomínio de dias secos.

Essa má distribuição das chuvas no Sul do Brasil ganhou maiores proporções nos últimos 7 dias, em que volumes elevados atingiram a faixa oeste desde Quaraí (RS) até Planalto (PR). Aliás, choveu cerca de 96 milímetros em Planalto, no sudoeste do Paraná nos últimos 2 dias segundo o INMET, mas grande parte do estado continuou completamente seco.

Má distribuição da chuva continua

Para os próximos dias o cenário pouco deve mudar no Sul do país, que ainda pode enfrentar por um lado até eventos extremos de precipitação com a chegada de uma nova frente fria, em especial no Rio Grande do Sul, mas que ainda deve registrar na outra ponta dias secos e muito quentes, em especial no centro, oeste e norte paranaense.

chuva
Mais um episódio de chuva volumosa e forte previsto para o Sul do Brasil. Nova frente fria pode gerar volumes acima de 170mm no Rio Grande do Sul nos próximos dias.

Até a próxima segunda-feira (29) à noite, penúltimo dia de abril, são esperados quase 175 milímetros de chuva em diversas cidades gaúchas, uma chuva que tende a se intensificar entre a sexta-feira (26) agora e o final de semana com a formação de novo sistema frontal a partir de duas áreas de baixa pressão atmosférica.

A nova frente fria que vai marcar o finalzinho de abril pode gerar tempo severo com ventos, trovoadas, descargas elétricas e até eventual queda de granizo em partes da região Sul.

O sistema tende a avançar pelo Sul no decorrer do final de semana, e também são esperadas pancadas de chuva em todo o estado de Santa Catarina, não se descartando volumes elevados, porém, inferiores comparados ao que está previsto para o estado gaúcho.

chuvas
Chuva segue irregular e mal distribuída no Paraná nessa reta final de abril. Mesmo com a nova frente fria, tempo seco e quente deve prevalecer na maior parte do estado.

Já no Paraná, o cenário pouco deve mudar com relação aos últimos eventos de chuva ligados a passagens de frentes frias. Será mais um sistema que tende a perder intensidade e se afastar para o oceano antes de espalhar chuva por todo o estado. As chuvas rápidas e menos intensas estão previstas somente para a porção sul e leste paranaense, enquanto a maior parte do estado vai permanecer seca.

Onda de calor e massa de ar frio juntas

Agora sim a gente destaca o comportamento das temperaturas que também vai chamar a atenção nesta reta final de abril, afinal, não é sempre que tem uma onda de calor e uma massa de ar frio atuando juntas, mas como isso é possível? É o que veremos agora!

calor
Onda de calor que atua no Brasil Central pode gerar temperaturas bastante elevadas no Paraná nos próximos dias. Máximas que podem chegar aos 33°C são esperadas no norte do estado.

Primeiro vamos destacar a onda de calor que voltou a se espalhar pelo Brasil Central, visto que há um padrão de bloqueio atmosférico que impede o avanço das frentes frias, então não chove e a temperatura dispara especialmente no período da tarde. Esse calor predominante no Sudeste e no Centro-Oeste tende a avançar também por partes da região Sul.

Com o tempo ainda bastante seco sobre a maior parte do Paraná, as temperaturas ficarão muito elevadas nos próximos dias devido a atuação da onda de calor no Brasil Central.

Como não deve chover no centro, oeste e especialmente sobre o norte do Paraná, a onda de calor se faz mais presente e ganha intensidade nos próximos dias, são esperadas máximas em torno de 33°C em diversas cidades como por exemplo Londrina.

frio
Quem vê o calor previsto para a tarde de domingo no Paraná, não imagina que o dia vai amanhecer gelado. A manhã de domingo será marcada por mínimas em torno de 6°C na Campanha Gaúcha com a chegada de uma massa de ar frio.

Por outro lado, quem vê esse calorão todo previsto para o Paraná, não imagina que tem a previsão de chegada de uma massa de ar frio na retaguarda da nova frente fria, que pode derrubar as temperaturas de maneira acentuada também no final de semana.

A mínima prevista na manhã de domingo (28) é de apenas 6°C ou até menos na campanha gaúcha, não se descarta a ocorrência de geadas fracas e pontuais em áreas de pastagem por exemplo. Ou seja, em um mesmo dia teremos a atuação de uma massa de ar frio e uma onda de calor na região Sul do país.

No entanto, a massa de ar frio não vai se espalhar da mesma forma por toda a região, no oeste paranaense, a temperatura mínima prevista para a mesma manhã de domingo (28) é de 22°C.