Onda de calor severa atinge boa parte do Brasil e vai persistir até a próxima semana abrangendo todas as regiões do país
Onda de calor intensa e persistente atinge todas as regiões do Brasil nesta semana, com máximas de até 40°C. Modelos preveem que o calor deve durar até a segunda semana de setembro.
Entramos no período de transição entre o inverno e o verão. Nesta primeira semana de setembro, teremos condições quentes e secas, especialmente no centro-norte do país. A tendência é de que a primeira quinzena de setembro seja marcada por intenso calor e pouca precipitação
A primeira semana de setembro terá temperaturas de até 40°C
Durante esta semana, teremos a intensificação da onda de calor e, consequentemente, a piora nos níveis de umidade do ar em grande parte do Brasil, com temperaturas máximas que devem ultrapassar os 40°C no período da tarde em alguns municípios.
O calor deve persistir durante a sexta-feira (06) nestas regiões mencionadas acima, com temperaturas máximas de 40°C, como é o caso do centro-norte do estado do Mato Grosso.
A massa de ar quente também chegará em alguns estados do Nordeste, na porção sudoeste do Maranhão e extremo sul do Piauí, com máximas de até 39°C na tarde de sexta-feira (06). No sudeste do estado do Amazonas e porção sul do Pará, também são esperadas temperaturas elevadas.
Teremos uma tarde de sábado (07) de muito calor, especialmente no oeste dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além de Rondônia, Tocantins e Goiás, com máximas de até 40°C no período da tarde. Algumas cidades do sul do Maranhão possuem previsão de temperaturas de até 40°C, assim como no estado do Pará e Amazonas.
No final de semana as altas temperaturas e o tempo firme persistem no centro-norte do Brasil. Será mais um dia quente e ensolarado, com temperaturas máximas que podem facilmente ultrapassar os 40°C, com destaque para o domingo (08).
As temperaturas tendem a continuar elevadas, com termômetros podendo atingir entre 42°C e 43°C em algumas cidades do extremo oeste de Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso durante o período da tarde. No sul do estado do Amazonas e em parte de Rondônia, são esperadas máximas em torno dos 40°C neste domingo (08).
Calor deve persistir na segunda semana de setembro
Segundo o modelo de confiança da Meteored Brasil, o ECMWF, na segunda semana de setembro, entre 9 e 16 de setembro, o calor deve continuar atuando sobre o centro-norte e também no Sul do país.
Para a segunda semana de setembro são esperadas temperaturas elevadas com tempo firme e seco, pelo menos até o dia 16 de setembro. As anomalias positivas de temperatura devem ser observadas no Mato Grosso do Sul, oeste de Mato Grosso, São Paulo, sul de Minas Gerais, porção central do Amazonas e Sul do país. A condição de calor intenso e baixa umidade do ar podem agravar a problemática das queimadas que atingem a parte central do país.