Onda de calor está em curso e temperaturas máximas devem chegar até os 35°C nas capitais do Sudeste na próxima semana
Após uma semana fria, o Sudeste terá temperaturas máximas acima de 30°C na próxima semana. Modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, prevê anomalias de temperatura acima de 7°C.
Os dias frios na Região Sudeste estão com os dias contados e já tem previsão de quando as temperaturas começam a subir! Depois de uma semana bem gelada, marcada por temperaturas negativas em algumas cidades do Sudeste, a anomalia de temperatura tende a ficar 8°C acima da média na capital São Paulo, por exemplo.
A previsão é de que a partir do domingo (18), o tempo fique firme e ensolarado devido a atuação de um sistema de alta pressão na região central do Brasil, e com isso as temperaturas máximas devem chegar aos 30°C na tarde do domingo (18). Na capital, São Paulo, a máxima prevista é de 30°C, assim como no Rio de Janeiro, enquanto em Belo Horizonte a máxima é de 29°C.
A segunda quinzena de agosto deve ser marcada por dias de céu aberto, ensolarados e extremamente quentes no Sudeste do país.
O calor retorna à Região Sudeste, com temperaturas máximas acima de 30°C
De acordo com a anomalia de temperatura do modelo europeu ECMWF, entre os dias 19 e 26 de agosto, a previsão é de temperaturas mais elevadas, em torno de +6°C na porção central do estado de São Paulo, norte do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e centro-sul de Minas Gerais!
As altas temperaturas devem persistir durante a segunda quinzena de agosto, proporcionando temperaturas máximas acima de 30°C em diversas cidades do Sudeste.
Na capital São Paulo, as temperaturas mínimas devem variar entre 12°C e 17°C durante a próxima semana, enquanto as temperaturas máximas devem variar entre 30°C e 34°C. O tempo deve permanecer firme e ensolarado durante a próxima semana na capital paulistana. Vale reforçar que as temperaturas máximas tendem a ocorrer no período da tarde, e as mínimas no início da manhã.
Em Minas Gerais, mais especificamente na capital Belo Horizonte, as máximas previstas devem ficar entre 28°C e 33°C, e com mínimas entre 14°C e 17°C no decorrer da semana.
Na cidade de Vitória, no Espírito Santo, a previsão é de máximas variando entre 28°C e 33°C, e mínimas entre 19°C e 20°C ao longo da semana. Na capital fluminense, Rio de Janeiro, as temperaturas máximas devem ficar entre 30°C e 35°C e mínimas entre 18°C e 22°C no decorrer da semana.
Atenção para os baixos níveis de umidade do ar
Junto às altas temperaturas, as baixas umidades relativas também devem se intensificar sobre o Sudeste, com valores entre 20% e 30% em algumas cidades da região. A recomendação é evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h, utilizar umidificadores de ar e beber bastante água.
Além disso, evite ambientes onde há fumaça, não queime lixo e não provoque queimadas, uma vez que a combinação das altas temperaturas com a baixa umidade do ar são fatores que favorecem a formação de incêndios florestais.
Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).