Onde vai chover no Sudeste nesta semana? Aqui está a previsão de precipitação da Meteored

Tem previsão de chuva nessa semana em partes do Sudeste, porém, período de secas prolongadas já começa a se destacar nesse mês de junho de maneira generalizada.

sjc
Fim de tarde no Vale do Paraíba já aponta mudanças no tempo com aproximação de frente fria. Será que a chuva vai se espalhar e durar muito tempo?

Tem chovido bem pouco no Sudeste, o que inclusive tem contribuído para o aumento do número de focos de queimadas na região. Comparado ao mesmo período do ano passado, entre 1º de janeiro e 2 de junho, o aumento foi de 47%. Segundo o balanço divulgado pelo Inpe, só a região já registrou 1.947 focos de incêndio nesse ano.

As chuvas irregulares e cada vez mais escassas e mal distribuídas abrem margem para dias consecutivos de tempo seco, com baixos índices de umidade relativa do ar, alta concentração de poluentes, e agora, comum nesta época do ano, a grande amplitude térmica!

É comum no outono noites, madrugadas e manhãs mais frias, enquanto as tardes são mais quentes, mas essa grande amplitude térmica tem chamado ainda mais a atenção recentemente, e não deve mudar por enquanto!

Nesta época do ano é bem comum também o aumento no número de casos de doenças respiratórias, gripes e outras mais que geram tanta preocupação, houve inclusive, um disparo no número de casos de pneumonia em crianças, tudo isso tem influência direta do tempo e do clima. É comum a expressão “Haja Saúde” durante as tantas mudanças que ocorrem no outono.

O tempo nesta semana

Bom, vamos falar do que esperar então para esses primeiros dias do mês de junho. Em meio as secas do Sudeste haverá mudanças bruscas no tempo com a chegada de uma frente fria, porém, a chuva não será para todo mundo.

frente
Frente fria chega ao Sudeste na terça-feira (04), e mesmo que afastada no oceano pode gerar chuvas no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro.

O sistema frontal associado a uma área de baixa pressão atmosférica bem afastada no oceano Atlântico será responsável pelo aumento da nebulosidade e da umidade já na próxima madrugada. Porém, as chuvas tendem a se concentrar somente sobre o leste do estado de São Paulo e posteriormente chegarão ao Rio de Janeiro de maneira fraca.

Essa chuva, apesar de mais restrita a faixa leste do Sudeste, pode se intensificar em alguns pontos durante esta terça-feira (04), em que são esperados volumes já em torno de 50 milímetros até o final do dia na Baixada Santista.

chuva
Volume de chuva pode ultrapassar os 50mm no litoral paulista com chegada de frente fria, mas seca continua na maior parte do Sudeste.

As chuvas tendem a continuar e avançar gerando volumes significativos também no litoral norte paulista e no litoral sul do Rio de Janeiro, especialmente em Angra dos Reis.

Nessas áreas com maior volume esperado, não se descarta o risco de algum transtorno pontual, mas na maior parte das cidades que terão essa mudança no tempo até meados da semana, a chuva será fraca.

alta
Sistema de alta pressão atmosférica avança logo em seguida e já afasta a frente fria a partir de meados da semana. Tempo vai secar completamente na quinta (06).

Vale ressaltar, no entanto, que as chuvas não vão durar muito tempo, nem mesmo na faixa leste do Sudeste, pois na quarta-feira (05) a frente fria será afastada por um centro de alta pressão atmosférica que até pode manter a presença de nuvens em boa parte da região, mas vai evitar a continuidade das chuvas.

Grande amplitude térmica

Outro destaque dos próximos dias é a grande amplitude térmica, que como mencionado no começo do artigo, é comum durante esta época do ano, mas apesar de "normal" gera muitas preocupações, especialmente com relação a saúde humana.

Para essa semana, a expectativa é de temperaturas ainda baixas pela manhã especialmente em regiões serranas como na Mantiqueira, com mínimas entre 8°C e 10°C. No período da tarde, temperaturas amenas ainda serão registradas especialmente no leste paulista devido a passagem da frente fria, mas esse friozinho da tarde será muito pontual.

Na maior parte do Sudeste, altas temperaturas são esperadas nesses próximos dias, especialmente em áreas que não terão essa mudança no tempo com a passagem da frente fria. No interior de São Paulo, no Espírito Santo e em Minas Gerais, o calor se faz presente com máximas de até 32°C nesta semana!

Mês de junho mais seco?

A partir disso, a tendência é que um período de secas se instale sobre todo o Sudeste, inclusive sobre essas áreas costeiras. Aliás, falando de interior, o cenário de secas já é uma realidade. Assim como mostram os mapas de anomalia de precipitação abaixo, a primeira quinzena de junho será mais seca na região.

secs
Mapas mostram a tendência de chuvas abaixo da média especialmente na primeira quinzena de junho em todo o Sudeste. Fonte: ECMWF

Existe uma tendência de um episódio de chuva a partir de 17 de junho com o avanço de uma frente fria pelo centro-sul do país, mas nada muito significativo por enquanto.

Ao longo de todo o mês de junho não existe projeção de chuvas expressivas e espalhadas pelo Sudeste. Mesmo com chuvas isoladas nos próximos dias em áreas mais costeiras, chuva não será duradoura e a média da região é de chuvas abaixo do normal.

A segunda quinzena de junho pode ser até menos seca comparada aos próximos dias, os mapas mostram chuva dentro da média para as duas últimas semanas do mês, mas a média nesse período já é muito baixa. Ou seja, ao que tudo indica, o período de estiagem mais severa está apenas começando.