Passagem de frente fria pelo oceano trará pouco alívio ao calor do Centro-Oeste nos próximos dias

Sistema frontal traz apenas um pequeno e passageiro alívio ao calor extremo no Mato Grosso do Sul, que também deve ser o único estado da Região a receber chuvas mais intensas

previsão, anomalia de temperatura
Anomalia de temperatura prevista para a tarde de sexta-feira indica que Mato Grosso do Sul terá temperaturas próximas à média, enquanto demais regiões seguem com calor mais intenso

A passagem de uma frente fria pelo oceano nos próximos dias reforçará os ventos úmidos que sopram do mar e trarão chuva considerável e sensação de frio para o leste da região Sudeste. Embora o sistema também faça o vento mudar de direção em regiões do interior do país, e adquirir uma componente de sul, a atuação da frente no Centro-Oeste deve trazer pouca variação nas altas temperaturas, e chuva irregular.

Desde o início da semana, com o início de mais uma onda de calor na região central da América do Sul (a oitava onda de calor deste ano de 2024), o Centro-Oeste vem registrando as maiores temperaturas do país, com várias cidades batendo acima dos 41°C. Infelizmente, a frente fria irá ter uma atuação fraca na região, e a condição de calor deve persistir.

Chuva e queda da temperatura apenas no sul da Região

Apenas no Mato Grosso do Sul os efeitos da frente serão mais sentidos. Nesta quinta-feira (03), o avanço da circulação frontal trará instabilidade e possibilidade de temporais com muitos raios ao centro-sul do estado, incluindo a capital, Campo Grande. Apesar de esparsa, a chuva pode ser intensa em pontos isolados, durante a tarde.

previsão, densidade de raios
Previsão de densidade de raios para a tarde de quinta indica possibilidade de tempestades severas no Mato Grosso do Sul

Apesar da chuva, as temperaturas ainda seguem altas na quinta. Campo Grande deve ter máxima em torno de 36°C. Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal tem quinta de tempo firme e temperaturas próximas, ou até um pouco acima, dos 40°C novamente.

Na sexta-feira (04), chuvas isoladas e com muitos raios devem ocorrer a oeste do Mato Grosso, mas com menor intensidade. Os ventos de quadrante sul irão predominar em grande parte da região, mas as temperaturas ainda vão se manter elevadas.

previsão, ecmwf, temperatura máxima
Apesar da passagem da região frontal, temperaturas seguem muito elevadas no Centro-Oeste, na tarde de sexta

Na tarde de sexta-feira, a máxima em Campo Grande deve ser de 35°C. Todo o estado, neste dia, deve ter temperatura próxima aos valores médios desta época. Portanto, embora ainda seja uma tarde de calor, não será um calor extremo, como se experimentou anteriormente.

Mas esse pequeno alívio ocorre apenas no Mato Grosso do Sul: os demais estados seguem com calorão, próximo aos 40°C.

As temperaturas mínimas também não devem sofrer grande alteração. Assim como nos últimos dias, em toda a região o dia começa com termômetros em torno de 22, 23°C, e a passagem da frente não irá alterar este padrão.

previsão, ecmwf, umidade relativa
O ar deve ficar um pouco mais úmido no centro-sul do Mato Grosso do Sul, e apenas na quinta-feira. Nas demais áreas, seguem as tardes extremamente secas

Um alívio nos baixos índices de umidade do ar também deve ocorrer, apenas no Mato Grosso do Sul. O estado deve passar do patamar de 28% de umidade relativa na tarde de quarta, para em torno de 50% na tarde de quinta. O alívio porém, é momentâneo. Na sexta, o estado volta a ter índices em torno de 30% novamente.

Não deixe de acompanhar os detalhes e atualizações das previsões no site da Meteored|Tempo.com!