Potencial de neve adiantou para o sábado e ainda há possibilidade no domingo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

Frio intenso chega neste fim de semana e gera potencial para ocorrência de neve no Sul do Brasil. Fenômeno pode acontecer porque ainda dá condição de umidade quando o frio chegar.

neve
Mapa mostra que neve acumulada entre o sábado (24) e o domingo (25) pode ultrapassar 5cm no Sul do Brasil.

O fim de semana será bastante gelado no Sul do Brasil devido a passagem de uma frente fria e a chegada de uma intensa massa de ar polar. O frio extremo, no entanto, chega antes mesmo da chuva ir embora por completo, o que abre margem para ocorrência de neve.

Os mapas acima mostram o avanço lento das instabilidades que embalam a chuva por áreas da região Sul do Brasil em direção ao Sudeste no fim de semana. Essa condição ainda de umidade presente e a queda acentuada na temperatura pode ser a combinação perfeita para a ocorrência do fenômeno considerado raro no Brasil.

A frente fria já está avançando, mas a expectativa até o final desta sexta-feira (23) e boa parte do sábado (24) ainda é de nebulosidade e chuvas fracas em partes da região Sul. Como o ar polar vem logo em seguida, temperaturas negativas podem ser registradas ao mesmo tempo que a chuva fraca ainda cai.

Neve pode ocorrer já no sábado

O sábado vai amanhecer com tempo instável e ainda com potencial de chuvas em boa parte da região Sul, o maior destaque é a chuva fraca prevista para a serra gaúcha e para a serra catarinense, e isso junto com a queda da temperatura.

Frio intenso se espalha pelo Sul do Brasil neste fim de semana devido ao avanço da massa de ar polar, porém, frio chega antes da chuva ir embora e a combinação pode ocasionar neve nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O frio não será destaque apenas no período da madrugada e da manhã, ao longo do sábado a temperatura vai permanecer baixa, e o modelo europeu ECMWF indica chance de neve entre o fim da tarde e início da noite.

neve
Mapa mostra presença de umidade sobre a região serrana do RS e de SC. Ao mesmo tempo tem o avanço da massa de ar polar, então já no final da tarde de sábado (24) pode nevar.

O mapa acima mostra o potencial para ocorrência do fenômeno em áreas entre a serra gaúcha e a serra catarinense. É válido ressaltar que a chuva está representada pelo azul e a neve pelo verde, ou seja, há indicação de uma boa área eu pode registrar o fenômeno mesmo que com fraca intensidade.

Na manhã do domingo (25) a temperatura vai continuar caindo e ainda pode haver uma pequena chance de chuva e de neve, porém, mais isolada na serra catarinense.

Tempo seca e vem a geada

Após a umidade enfim ir embora com o avanço da frente fria para o Sudeste, a chance de chuva diminui sobre o Sul do Brasil que será tomado pelo avanço de uma massa de ar seco.

segund
Com o tempo já seco e com o frio ganhando mais intensidade, geadas podem ser registradas de forma abrangente no Sul do Brasil na madrugada da segunda-feira (26).

A próxima semana já vai começar com o predomínio do tempo seco e ainda com temperaturas muito baixas sobre o sul brasileiro, o que dá indícios para ocorrência de geadas abrangentes. O mapa acima mostra o frio mais intenso sobre o azul claro que representa temperaturas negativas que podem chegar até -4°C.

Todas as áreas em verde, no entanto, estarão sob efeito da massa de ar polar e podem também ser impactadas pelo fenômeno geada, ainda que com menor intensidade.

terça
Frio começa a perder força a partir de terça-feira (27), mas a condição para geadas ainda é forte sobre boa parte da região Sul, em especial na serra catarinense.

O frio vai persistir nos próximos dias, pelo menos até meados da semana que vem, e o mapa acima mostra que praticamente todo o Sul do Brasil continuará sob efeito das baixas temperaturas, principalmente áreas em Santa Catarina que ainda podem registrar mínimas negativas.