Previsão de chuva e aumento da umidade para o interior do Brasil
Frente fria favorece a ocorrência de chuvas na porção Central do país. Mesmo sendo isoladas, há a contribuição do aumento da umidade relativa do ar.
A frente fria que chegou ontem (14) ao Sul do Brasil, vem provocando aumento da nebulosidade e chuva isolada e fraca na Região Sul. Nesta quarta-feira (15) o sistema avança em direção ao Sudeste e muda o tempo, a partir do fim da manhã, no leste e sul de São Paulo, com previsão de chuva fraca, mais concentrada no litoral. No Mato Grosso do Sul e meio oeste do Paraná, também há previsão de chuva, porém, essa ocorre de forma isolada e de moderada intensidade.
No norte do Mato Grosso, Rondônia, sul do Pará, Tocantins e norte de Goiás, há previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade entre a manhã e a tarde. Uma condição bastante semelhante a que foi observada nesta terça-feira (14). Isso vem sendo favorecido pela presença de outro sistema frontal que se encontra mais para norte e mais afastado no oceano. O mesmo sistema que vem contribuindo para as chuvas no leste da Bahia.
Nesta quinta-feira (16) a frente fria atua de forma costeira e se encontra na altura do estado de São Paulo. O dia amanhece nublado e com chuva fraca no leste do Paraná e de São Paulo. A partir da tarde a tempo fica mais instável e passa a chover no oeste paulista e no norte paranaense. Já no Mato Grosso do Sul, além do tempo nublado, chove de forma mais abrangente e com moderada intensidade na metade sul do estado. Ao longo do dia, as chuvas diminuem e o tempo fica mais firme.
Mas o destaque fica para os demais estados do Centro-Oeste e Região Norte. O dia começa com bastante formação de nuvens mais altas nos estados do Mato Grosso e de Goiás. Já em Rondônia, Pará e Tocantins, já há ocorrência de pancadas de chuva nas primeiras horas da manhã. A partir da tarde, as instabilidades ganham força e se espalham para o norte do Mato Grosso, Goiás e sul do Tocantins, provocando pancadas de chuva um pouco mais abrangentes que as observadas nos dias anteriores.
Sexta-feira e fim de semana
Na sexta-feira (17) ainda há ocorrência de chuva para o norte do Mato Grosso e Região Norte, porém, o destaque fica para as pancadas a partir da tarde no norte de São Paulo, sul de Goiás, sul e oeste de Minas Gerais, com acréscimo da região metropolitana de Belo Horizonte. No fim de semana, apesar da condição mais úmida as chuvas se concentram mais no leste da Região Sudeste. No Centro-Oeste bastante nebulosidade, mas sem previsão de chuva. Destaque para mudança na manhã de domingo (19), com a chegada de uma frente fria no Sul que, desta vez, provoca chuva forte e generalizada.