Previsão de mudança para o leste da Região Sul e de muita chuva no Nordeste
O próximo fim de semana tem como destaque da previsão do tempo a ainda atuação da massa de ar polar, uma mudança para o leste da Região Sul e chuvas de forte intensidade nas regiões Norte e Nordeste. Confira aqui os detalhes da previsão do tempo.
O intenso e histórico evento de frio atual, promovido por uma forte massa de ar polar, está sendo marcado não somente pelas baixas temperaturas, mas também pela ocorrência de neve e demais precipitações invernais na Serra Catarinense em um mês de novembro.
Essa condição atípica nesta época do ano é proporcionada por uma forte tendência negativa da Oscilação Antártica (AAO) e pela atuação da Oscilação de Madden-Julian (MJO) na fase 7. A primeira sendo a responsável pela disponibilidade e intensidade da frente fria e da massa de ar polar, e a segunda contribuindo para facilitar o avanço do ar polar e seco pelo Brasil Central e da frente fria até o leste do Nordeste.
No fim de semana, esse padrão se mantém, mas com mudanças de posição dos sistemas, que provocam mudanças no leste da Região Sul, em parte do Sudeste e na distribuição da precipitação nas regiões Norte e Nordeste.
Previsão do tempo para o sábado
O sábado (05) será um dia bastante proveitoso em boa parte do país devido à atuação de uma massa de ar polar e seco.
Na Região Sul, o tempo firme predomina com temperaturas baixas e sensação de frio na madrugada, início da manhã e a partir do fim da tarde, com sensação amenas no restante do dia. Pela manhã, há maior concentração de nuvens no norte de Santa Catarina e no leste do Paraná, no entanto, o sol começa a aparecer a partir de meados do período.
No Sudeste, condição semelhante a da Região Sul, mas com sensação de calor no período da tarde no centro-norte e oeste de São Paulo e na região do Triângulo Mineiro. O sol aparece entre poucas nuvens na faixa leste paulista e no Rio de Janeiro e o tempo fica nublado pela manhã no norte de Minas Gerais em virtude da atuação da frente fria no Nordeste.
Já no Nordeste, a frente fria ganha um reforço de uma baixa pressão no oceano, na altura da Região, o que mantém o dia nublado e chuvoso em boa parte da Região até a porção centro-norte do Pará, no Amapá e em Roraima. Há potencial para chuvas intensas e temporais que podem provocar transtornos. O tempo firme no sul da Bahia, em toda a faixa norte nordestina e entre as capitais João Pessoa e Natal.
Previsão do tempo para o domingo
No domingo (06), a massa de ar polar se afasta um pouco mais para o oceano, o que proporciona a mudança da direção dos ventos, que resulta no transporte de umidade do oceano em direção ao leste da Região Sul.
Essa condição passa a ser mais perceptível a partir do fim da manhã, com o aumento da nebulosidade desde o litoral norte do Rio Grande do Sul até o leste do Paraná. Assim, entre o meio e o fim da tarde, há previsão de chuva fraca no nordeste do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina e no leste do Paraná. No restante da Região Sul, o tempo firme predomina, com temperaturas amenas ao longo do dia e sensação de frio ainda pela madrugada, início da manhã e a partir do fim da tarde.
No Sudeste, sem grandes mudanças. O tempo fica mais nublado, mas o sol consegue aparecer na faixa leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, onde também a sensação é amena ao longo do dia. Em Minas Gerais, bastante nebulosidade no centro-norte pela manhã, com tempo mais firme a partir da tarde. Já para o restante da Região, o tempo firme predomina com sensação de calor ao longo do dia.
No Nordeste, o tempo instável se mantém devido à atuação da frente fria, mas as chuvas diminuem de abrangência, ocorrendo com maior intensidade na madrugada até o início da manhã e entre o meio e o fim da tarde na porção central da Região até o nordeste do estado do Pará. No entanto, há potencial para chuvas intensas na faixa leste entre Salvador e Recife a partir do fim do dia.