Previsão do tempo: canal de umidade mantém as chuvas sobre o Brasil; confira os alertas de chuvas intensas e tempestades

Um canal de umidade impulsionará a formação de tempestades entre o Sudeste e o Centro-Oeste até sexta-feira, com destaque para os acumulados de até 200 mm de chuva em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Neste momento, uma frente fria associada a um cavado (região de baixa pressão) no continente está avançando pela região Sudeste e Centro-Oeste, trazendo chuvas para diversos estados. Além disso, existe uma convergência de ventos e umidade entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro que auxiliam na formação de tempestades.

Essas condições geram um canal de umidade que mantém chuvas intensas sobre o Sudeste e o Centro-Oeste nos próximos dias. Imagens de satélite mostram tempestades se formando já neste início de tarde da terça-feira (03) nestas regiões, com chuvas se formando também ao norte e oeste e norte do Paraná.

Imagens de satélite (infravermelho) na terça-feira às 12h.
Imagens de satélite (infravermelho) na terça-feira às 12h mostram formação de tempestades.

A tendência é de que condições para formação de chuvas intensas continuem ao longo dos próximos dias, causando transtornos para a população.

Alerta de chuvas volumosas para São Paulo e Rio de Janeiro

Durante a semana, esses sistemas meteorológicos trazem condições para formação de chuvas volumosas especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, com os maiores acumulados nas regiões litorâneas podendo chegar perto dos 200 mm até o final da semana.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos para boa parte de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Há risco de chuvas intensas de até 100 mm por dia e ventos intensos de até 100 km/h, com possibilidade de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, deslizamentos e descargas elétricas.

Pancadas de chuva intensas e volumosas também podem ser registradas no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, embora de maneira mais localizada e com volumes um pouco menores, e em Minas Gerais, especialmente no Alto Paranaíba.

Previsão de acumulados totais de chuva ao longo até o final da sexta-feira.
Previsão de acumulados totais de chuva ao longo até o final da sexta-feira mostra que os volumes podem chegar perto dos 200 mm especialmente no litoral do Sudeste, entre SP e RJ.

As chuvas mais fortes se formam entre esta terça-feira (03) e quarta-feira (04), e as pancadas de chuva atingem a região com mais intensidade durante a tarde e a noite. Na quinta-feira (05), as tempestades perdem intensidade mas ainda podem se formar de maneira mais localizada.

Na sexta-feira (06), o tempo volta a ficar mais firme em Minas Gerais, mas o canal de umidade ainda propicia a formação de chuvas muito significativas em São Paulo. Além disso, chuvas continuam se formando também no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, como é possível notar no mapa abaixo.

Previsão de água precipitável na sexta-feira durante a tarde.
Previsão de água precipitável na sexta-feira durante a tarde mostra que, embora o tempo volte a ficar firme na maior parte do Sudeste, haverá precipitação em São Paulo.

Isso significa que, ao longo dos próximos dias, as chuvas podem causar transtornos em boa parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil.

Até sexta-feira, o tempo permanece chuvoso no Centro-Oeste e no Sudeste, com destaque para São Paulo, que deve registrar os maiores acumulados e chuvas constantes. Existe risco de alagamentos e deslizamentos de terra em encostas devido aos altos volumes de chuva previstos, especialmente nos municípios mais próximos do litoral de São Paulo e também do Rio de Janeiro, onde os volumes totais de chuva chegam perto dos 200 mm até sexta-feira (06).

Caso tempestades atinjam seu município, se atente às seguintes recomendações para evitar transtornos e problemas:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos. Além disso, não estacione veículos em locais próximos a torres de transmissão e placas altas, pois também há risco de quedas.
  • Durante uma tempestade com raios, evite abrigar-se em construções pequenas como celeiros, tendas, quiosques e locais próximos à árvores, linhas de telefone e energia elétrica. Todos estes locais atraem raios e podem se tornar fatais.
  • Se você estiver em casa, tente não utilizar aparelhos conectados à rede elétrica, pois eles podem conduzir a eletricidade e te ferir caso um raio atinja a região. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
  • Em caso de emergência, contate o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou a Defesa Civil (telefone 199).