Previsão do tempo este domingo traz alerta de chuvas intensas: INMET emite avisos para 17 estados
Um novo canal de umidade voltou a se formar sobre o Brasil e se mantém ao longo deste fim de semana. Para este domingo, há alerta de chuvas intensas para 17 estados. Confira os detalhes da previsão do tempo.
O fim de semana será marcado pelo padrão típico de período úmido, com chuvas no centro-norte do Brasil e tempo mais firme em boa parte do centro-sul, principalmente na Região Sul.
Um canal de umidade, que não é uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), começou a se formar na sexta-feira (03) e atua ao longo deste fim de semana, trazendo potencial de chuvas intensas e de tempestades pontuais em boa parte do país.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas amarelo e laranja de chuvas intensas para 17 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Acre. Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará. Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia.
A equipe da Meteored Brasil concorda com os alertas, mas acrescenta o potencial de transtornos por tempestades pontuais. A seguir, confira os detalhes da previsão do tempo e os alertas.
Domingo: previsão do tempo e alertas de chuvas intensas e de tempestades
Durante a madrugada, já há potencial e chuvas de até forte intensidade entre os estados do Pará, do Amazonas e do Mato Grosso do Sul, que podem atingir a região de Manaus. Chuvas mais pontuais ocorrem no interior do Nordeste, entre o Piauí , Pernambuco e o Ceará. No Sudeste, há previsão de núcleos intensos de chuvas na porção central de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte. No leste de São Paulo, apenas chuvas fraca na porção sul e na altura da região metropolitana de São Paulo.
No período da manhã, o potencial de chuvas intensas diminui, mas a precipitação continua entre o Pará, o Amazonas e o Mato Grosso. Começa a chover de forma pontual no Tocantins, no extremo norte de São Paulo, no Triângulo Mineiro, entre o nordeste de Minas Gerais e o Espírito Santo, e no sul do Rio de Janeiro.
A partir do fim da manhã, as instabilidades começam a se desenvolver e por volta do meio da tarde já há potencial de chuvas intensas e de tempestades pontuais no leste e norte de São Paulo, com maior risco para o litoral norte e região do Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, na porção central de Minas Gerais e regiões do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, em Goiás, no Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, em praticamente toda a Região Norte, no sul e oeste da Bahia, norte e interior do Maranhão e no sul do Piauí.
O maior potencial para transtornos fica para o leste do Amapá e, principalmente, para o Espírito Santo, sul da Bahia e nordeste de Minas Gerais.