Previsão do tempo para a Região Sul: RS, SC e PR possuem alertas de chuvas intensas para esta quarta-feira

A quarta-feira será marcada por áreas de instabilidades na Região Sul, que vão favorecer a ocorrência de chuvas intensas e altos acumulados, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Veja os alertas.

previsão precipitação acumulada
Previsão de precipitação acumulada (em mm) até a noite (23h) de quarta-feira (20).

Áreas de instabilidade atingem os três estados da Região Sul do país a partir desta terça-feira (19) devido à influência de uma frente fria que avança pelo litoral da região. Essas instabilidades devem trazer chuvas intensas e volumosas especialmente para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Esse sistema de baixa pressão deve se deslocar para norte somente na quinta-feira (21), em direção à Região Sudeste, reduzindo o potencial de chuvas no Sul do país.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou vários alertas de chuvas intensas e altos acumulados para o Sul do país nesta quarta-feira (20). Acompanhe abaixo quais serão as áreas mais afetadas e os riscos associados.

As regiões mais atingidas pelas fortes chuvas

As previsões da Meteored indicam que as áreas destacadas pelo INMET serão afetadas por chuvas intensas e volumosas ao longo desta quarta-feira (20).

previsão densidade de raios
Previsão de densidade de raios para a manhã (9h) de quarta-feira (20), indicando as áreas com chances de tempestades.

Na metade norte do Rio Grande do Sul, no extremo sul do Paraná e em quase todo o estado catarinense, há alerta com grau de severidade ‘Perigo’ para chuvas intensas entre 50 e 100 mm/dia e com ventos intensos de 60 a 100 km/h até a manhã de quarta-feira (20). Nessas áreas, há riscos de transtornos como: corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

previsão precipitação e nebulosidade
Previsão de chuva (em mm) e nebulosidade para a manhã (8h) de quarta-feira (20).

Já em áreas do oeste, sudoeste, sudeste e centro-sul do Paraná, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba, e no norte e nordeste de Santa Catarina e região do Vale do Itajaí há alerta em nível de ‘Perigo potencialaté a manhã de quarta-feira (20), com chuvas de até 50 mm/dia e ventos intensos entre 60-100 km/h. Contudo, nessas regiões citadas há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um alerta com grau de severidade ‘Grande Perigo’ para altos acumulados de chuva, válido até às 12h de quarta-feira (20), para as regiões: Grande Florianópolis, Sul catarinense, Metropolitana de Porto Alegre, Serrana e Nordeste gaúcho. Nessas áreas, as chuvas devem ficar acima de 100 mm/dia, e há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, e deslizamentos de encostas.

Na tarde de quarta-feira (20), as áreas de instabilidades continuam atuando, trazendo chuvas fortes e volumosas para o norte, o nordeste, Serra e litoral norte do estado gaúcho. Áreas do sul, do litoral sul, do centro, do norte e leste de Santa Catarina, bem como a região centro-sul e o nordeste do Paraná também devem ter chuvas intensas ao longo da tarde, com chances de tempestades.

previsão densidade de raios
Previsão de densidade de raios para a tarde (16h) de quarta-feira (20), mostrando as áreas com possibilidade de ocorrência de tempestades.

No período da noite, as chuvas reduzem bastante no território gaúcho, mas ainda devem ocorrer chuvas moderadas em grande parte de Santa Catarina, especialmente em áreas centrais e na parte leste, como também no norte e leste do Paraná.

previsão chuva e nebulosidade
Previsão de chuva (em mm) e nebulosidade para a tarde (17h) de quarta-feira (20).

Até a noite de quarta-feira (20), os maiores acumulados de precipitação (em milímetros) devem ficar próximo dos 100 mm no litoral sul de Santa Catarina e no litoral norte do Rio Grande do Sul. Entre o oeste, a região central e o leste do Rio Grande do Sul, as chuvas devem variar entre 40 mm e 70 mm. No norte gaúcho, elas chegam até aos 50 mm. A capital Porto Alegre deve registrar 56,8 mm.

No oeste, no norte e litoral norte de Santa Catarina, as chuvas não devem ultrapassar os 30 mm, enquanto que na região Central e Sul do estado elas podem chegar até aos 50 mm. Florianópolis deve marcar 31,3 mm. Já no Paraná, os maiores valores devem ser observados no sul, ficando por volta de 30 mm, enquanto que nas demais áreas do estado os totais não passam dos 15 mm. Em Curitiba, devem ser registrados 28,1 mm.