Previsão feriado da Páscoa: muita chuva e frio em parte do Sul e do Sudeste
A previsão para o Feriado da Páscoa trouxe um novo detalhamento em relação a semana passada. A chance de chuva aumentou sobre o centro-sul do Brasil e há potencial para eventos intensos. As temperaturas também são destaque sofrem uma nova redução.
Em relação às últimas atualizações das tendências para as condições do tempo no Feriado da Páscoa, o cenário atual sofreu mudanças através do aumento da possibilidade de chuva em parte do centro-sul do Brasil e também da queda das temperaturas.
Anteriormente, havíamos publicado sobre a possibilidade da formação de um ciclone que ajudaria no impulsionamento de uma massa de ar frio. De fato, um ciclone irá se formar, mas bem mais afastado da costa brasileira e sem trazer potencial para transtornos. No entanto, ele ajuda no transporte do ar mais frio para parte das regiões Sul e Sudeste.
No entanto, no lugar do ciclone, uma região de cavado, que é uma extensão de uma baixa pressão entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul, contribui para o tempo instável e para chuvas intensas entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Acumulados de precipitação podem chegar aos 150 mm
Na sexta-feira (07), o tempo fica chuvoso no norte do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina e do Paraná, com pancadas ocorrendo a partir do meio da manhã no estado do Mato Grosso até o sul de Goiás. A partir da tarde, passa a chover também em boa parte do estado de São Paulo e como pancadas isoladas em Minas Gerais e nas demais regiões do Centro-Oeste. Sul de Minas Gerais, litoral norte, Vale do Paraíba, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o tempo segue firme.
As chuvas mais intensas e volumosas ocorrem na Região Sul e principalmente no sul e leste do Paraná, no norte e leste de Santa Catarina, levando potencial para alagamentos e deslizamentos de terra.
No sábado (08), as chuvas diminuem na Região Sul e passam a ocorrer de forma mais pontual de fraca a moderada intensidade. O tempo segue nublado ao longo do dia em praticamente todo o Sul, com tempo mais aberto no oeste e metade sul do Rio Grande do Sul.
A região de cavado consegue se deslocar mais para leste e norte, proporcionando um tempo nublado em boa parte do Sudeste, com exceção da metade norte de Minas Gerais, e do Centro-Oeste, com exceção para a metade norte de Goiás.
No estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, região do Triângulo Mineiro, sul de Goiás e no norte do Mato Grosso do Sul, há possibilidade de pancadas de chuva de até forte intensidade, que podem ocorrer na forma de temporais e chuvas intensas.
No domingo (09), a região de cavado se desloca mais para o leste e passa a atuar no oceano, agora, como uma baixa pressão entre os estado de São Paulo e do Rio de Janeiro.
O sistema contribui para o transporte de umidade para ao faixa leste desde o norte de Santa Catarina até o Rio de Janeiro, bem como em ajudar a deixar o tempo instável entre as regiões Sul e Sudeste.
Além da baixa pressão, uma massa de ar frio mais ao sul também influencia a Região Sul e o leste de São Paulo até o Rio de Janeiro, através do transporte de umidade e de ar frio.
Assim, o tempo fica nublado e com chuva alternando de intensidade ao longo do dia desde o norte de Santa Catarina, sul, sudoeste e leste do Paraná, leste e centro-norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, região do Triângulo Mineiro e sul de Goiás.
No Rio de Janeiro, no norte e oeste do Paraná, a possibilidade de chuvas está no período a partir da tarde. Na demais regiões mineiras, no Rio Grande do Sul, no Espírito Santo e no restante do Centro-Oeste, o sol aparece entre nuvens e não há previsão de chuva.