Previsão para o fim de semana e para a noite da virada
Nos próximos dias as chuvas se mantêm concentradas da porção mais central do Brasil, na faixa que vai desde o oeste da Amazônia até o Rio de Janeiro. Há risco para temporais e chuvas volumosas.
Nos últimos dias do ano, as chuvas mais volumosas e os temporais irão se concentrar na porção mais central e ao norte do Brasil, apesar de haver previsão de pancadas para a Região Sul. Em resumo, o que se irá observar é um padrão típico de verão!
O fim de semana
No sábado (29) o predomínio é de tempo firme em toda a Região Sul, com previsão de pancadas isoladas, que podem ocorrer com forte intensidade no oeste e norte do Paraná. Mas o destaque fica para o calor e a sensação de abafamento, que será sentido também durante a noite, principalmente no Rio Grande do Sul.
No Sudeste o predomínio é de tempo instável, com chuva fraca e isolada ocorrendo já pela manhã em praticamente toda Minas Gerais. Previsão de chuvas mais intensas na primeira parte do dia para o norte do estado e para o Espírito Santo. A parti da tarde, as instabilidades ganham intensidade e provocam chuva forte, com risco para temporais em todo o território mineiro, no Espírito Santo, no Rio de Janeiro, norte e leste de São Paulo.
No Centro-Oeste, se observa a mesma condição, com chuvas de fraca intensidade pela manhã e mais intensas a partir da tarde, trazendo potencial para transtornos para o Mato Grosso, Goiás e norte do Mato Grosso do Sul. Para as demais áreas deste último estado, há previsão de pancadas isoladas, que podem ocorrer com forte intensidade. Para o Norte e Nordeste, destaque para tempo nublado e chuvoso, com potencial para temporais em Rondônia, metade sul do Pará, Tocantins, oeste e sul da Bahia.
No domingo (30) sem grandes novidades. As chuvas se tornam um pouco mais isoladas, passando a ocorrer de forma mais irregular. No entanto, o risco para temporais e chuvas volumosas se mantém para o Centro-Oeste, Norte, Sudeste e estado da Bahia. A mudança se observa na Região Sul, onde a sensação de abafamento aumenta e na parte da tarde há previsão de pancadas de chuva isoladas no centro-sul do Paraná, em Santa Catarina e metade leste do Rio Grande do Sul.
O tempo na virada
No Sul, predomínio de tempo firme em praticamente toda a Região. Somente no leste de Santa Catarina e no Paraná a concentração de nuvens é maior, com risco de chuva bastante fraca na faixa leste, que vai de Florianópolis até o litoral e serra paranaenses. Destaque para a sensação de abafamento no Rio Grande do Sul.
No Sudeste e Centro-Oeste, tempo firme no Mato Grosso do Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nas demais áreas, há chance de chuva fraca a moderada, que não devem estragar o momento. Já no Nordeste, a condição é de tempo firme na maior parte da Região e na maioria das capitais. Em Fortaleza e em Recife há chance de chuva bastante fraca. Na Região Norte, previsão também de chuvas esparsas, mas somente nas capitais Belém e Manaus há previsão de pancadas.