Previsões da Meteored já indicam um fim para as chuvas volumosas na Bahia e em Salvador; confira quando
Ainda existe probabilidade alta de chuvas em Salvador nesta quinta-feira, mas a tendência é de que as chuvas enfraqueçam e percam intensidade até o final de semana, quando o tempo pode voltar a ficar firme.
As fortes chuvas na Bahia, causadas por um corredor de umidade e intensificadas por um ciclone no Atlântico, afetaram gravemente dezenas de municípios desde o último fim de semana. Wenceslau Guimarães e Gandu foram especialmente impactados, com alagamentos, deslizamentos e quase 100 desalojados.
Salvador também foi severamente afetada. Os acumulados de chuva já atingiram o triplo da média histórica de novembro e causaram alagamentos, deslizamentos, queda de muros e deixaram pelo menos quatro feridos e um morto. Escolas tiveram atividades suspensas, e serviços de transporte foram interrompidos.
Chuvas perderão a intensidade até o fim de semana
A chuva já tem perdido a intensidade na Bahia e a tendência é de que continue se dissipando ao longo dos próximos dias. Ainda assim, continuam existindo riscos em algumas regiões, especialmente em municípios próximos do litoral.
Nesta quinta-feira (27), especialmente no início do dia, ainda há grande probabilidade de chuvas continuarem atingindo a região metropolitana de Salvador. Ao longo do dia, pancadas de chuva e trovoadas podem se formar em alguns municípios localizados, mas predomina a ocorrência de chuvas fracas no Estado.
Na sexta-feira (29), as previsões já indicam pouquíssima probabilidade de tempestades com trovoada, e muitos municípios registrarão tempo predominantemente firme. Ainda existe a tendência de nebulosidade e chuvas fracas, especialmente no litoral, mas os acumulados serão baixos.
Tudo indica que o tempo em Salvador volta a ficar firme e ensolarado a partir do Sábado (30). Apesar de nuvens continuarem se formando a região, a probabilidade de chuva cai drasticamente, finalmente dando um fim ao cenário complicado desta semana.
De acordo com a Defesa Civil de Salvador (CODESAL), os acumulados totais de chuva em algumas localidades já ultrapassaram os 300 mm de chuva, enquanto a média histórica para Novembro é de 108 mm. Tudo indica que esse episódio de chuvas intensas em Novembro foi o mais intenso dos últimos 60 anos.
Ao longo da semana que vem, previsões indicam possibilidade de novas pancadas de chuva no extremo oeste baiano e no sul do estado, mas não há previsão de novas chuvas significativas na região metropolitana de Salvador, que volta a ficar com tempo predominantemente firme e ensolarado a partir do próximo final de semana.