Previsões indicam duas semanas de chuva volumosa no Sudeste
Sob influência de sistemas meteorológicos como frentes e ZCAS, o Sudeste enfrentará chuvas volumosas ao longo das próximas duas semanas, com acumulados que podem ultrapassar 300 mm.
Um número de sistemas meteorológicos estarão organizando a circulação dos ventos e da umidade sobre a região Sudeste nos próximos dias - Entre eles estão alguns sistemas frontais que avançam do Sul e a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que canaliza a umidade da Amazônia até o Sudeste.
O resultado é que a semana já se iniciou com alertas para volumes de chuva expressivos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra especialmente nas regiões metropolitanas e áreas mais vulneráveis.
As últimas previsões indicam duas semanas de chuva frequente sobre todos os Estados do Sudeste, com acumulados totais que podem superar os 200 mm até o dia 12 de Dezembro, chegando a 300 mm ou mais em pontos isolados - Especialmente ao leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, onde são esperados os maiores acumulados.