Primeira massa de ar frio intensa do outono e do ano chega em abril
A primeira semana de Abril será gelada no Sul do país, e a tendência é que as temperaturas se aproximem dos 0°C em algumas áreas.

O outono é uma estação de transição, e sua principal característica é combinar elementos do verão e do inverno. Assim, é comum haver grande amplitude térmica ao longo do dia e variações abruptas de temperatura. Nesse cenário, é esperado que alguns dias ainda apresentem condições típicas do verão, enquanto outros tragam a chegada do frio.
De acordo com os modelos meteorológicos, a tendência é que a primeira massa de ar frio mais intensa do ano avance sobre o Brasil logo no início de Abril. Essa incursão de ar frio trará uma queda acentuada nas temperaturas. Confira os detalhes.
Março termina com calor, mas frente fria trará mudança brusca no tempo
Nos últimos dias de Março, as temperaturas deverão subir devido ao efeito pré-frontal, que antecede a chegada da frente fria. Esse aquecimento é um fenômeno comum e pode fazer com que os termômetros fiquem acima da média para o período, especialmente na região Sul.
No entanto, com a passagem da frente fria na virada do mês e o avanço da massa de ar polar nos dias subsequentes, o padrão muda radicalmente.
Frio de inverno na Serra Gaúcha
Na sexta-feira (04) a massa de ar frio já estará atuando, e uma ampla área com temperaturas abaixo dos 10°C - denotado pela escala de cores em verde no mapa abaixo - atuará entre o nordeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Temperaturas em torno dos 10°C também são previstas para áreas do Sudeste e, no geral, espera-se temperaturas abaixo dos 20°C no centro-sul do país.

No sábado (05) a tendência é de um forte declínio nas temperaturas, com marcas próximas de 0°C na Serra Gaúcha e possibilidade de geada em algumas regiões.

As temperaturas mínimas também serão baixas em partes do interior de Santa Catarina e do Paraná, enquanto a região de atuação da massa de ar frio avança em direção ao Sudeste.
Frio também chegará ao Centro-Oeste e Sudeste
A massa de ar frio não ficará restrita ao Sul do Brasil. A previsão indica que essa incursão polar também atingirá áreas do Centro-Oeste e, principalmente, do Sudeste. Estados como São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul deverão sentir a queda nas temperaturas, especialmente durante as madrugadas.
Esse padrão de frio deverá persistir pelo menos até sexta-feira (09), trazendo a sensação de frio neste início de outono. Essas são as primeiras tendências dos modelos para o início de Abril. É importante continuar acompanhando a previsão do tempo nos próximos dias para ficar por dentro das atualizações.