Primeira onda de frio de 2018

Uma frente fria finalmente consegue vencer o bloqueio atmosférico e avançar pelo Centro-Sul nos próximos dias. Massa de ar polar passa a atuar e o frio pode chegar até a Região Norte.

As temperatura diminuem bastante nos próximos dias, com previsão de mínimas de até 0°C para o fim de semana.

Uma área de alta pressão atmosférica no Oceano Atlântico, vem dificultando o avanço de frentes frias pelo Brasil, contribuindo para a concentração de chuva no extremo sul do país e nas regiões litorâneas, que vão desde o litoral norte do RS até o estado do RN. Nos próximos dias, uma frente fria consegue avançar pela Região Sul, provocando temporais e diminuição das temperaturas. Saiba onde vai fazer frio e até quando irá persistir?

Previsão do tempo para quinta-feira e sexta-feira

Na noite desta quarta-feira (09), as instabilidades que estão atuando e provocando chuva na Argentina se intensificam ao longo da madrugada, devido à formação de uma área de baixa pressão atmosférica que avança em direção ao Uruguai. Entre o fim do período e início da manhã de quinta-feira (10), são previstos temporais no oeste gaúcho, leste argentino e na metade leste do Uruguai.

Devido à presença desse sistema, os ventos sopram de quadrante norte e contribuem para o aumento das temperaturas e para sensação de abafamento em todo o Centro-Sul. A sensação mais intensa fica para o norte e oeste do PR, oeste de SC e todo o RS, principalmente na porção mais central do estado, onde a intensidade dos ventos será mais intensa devido à topografia.

No decorrer do dia, o sistema se desloca para sul, no entanto, uma frente fria se forma provocando temporais em todo o oeste gaúcho, Campanha, Sul e Missões a partir da tarde. Mais para o fim do período e noite, o sistema chega às áreas mais centrais do estado. Enquanto isso, a noite da quinta-feira (10), será muito quente no restante da Região Sul e de ventos moderados no leste do RS.

Acumulado de chuva prevista da quarta-feira (09) até a sexta-feira (11), segundo o modelo europeu ECMWF.

Na madrugada da sexta-feira (11), a frente fria avança pelo estado gaúcho e há previsão de chuva forte nas áreas centrais, do norte e do leste. Chuvas mais intensas ocorrem no oeste de SC e do PR, mais para o início da manhã. Com esse avanço, a massa de ar polar já começa a atuar no RS, e o dia começa com temperaturas mais baixas e sensação de frio.

Ao longo do dia, a frente fria se desloca mais para norte e para leste, levando chuva forte para todo o estado de SC e do PR. No leste desses estados, principalmente nas capitais, a chuva está prevista para a partir do meio da tarde, com maior intensidade a noite. Há previsão de chuva também para o sul e oeste, nas regiões de fronteira com o Paraguai, são esperadas as chuvas mais intensas.

Na noite de sexta-feira (11) e na madrugada de sábado, os ventos de sul conseguem transportar o ar mais frio até o sudoeste e oeste do MT, e ao sul de RO e do AC, provocando o fenômeno de friagem nesses estados. Enquanto isso as temperaturas na Região Sul, no Uruguai , Argentina e Paraguai, já atingem valores próximos e abaixo dos 10°C.

Tendência para o fim de semana

Temperaturas mínima previstas para o domingo (13) pelo modelo europeu ECMWF.

No sábado (12) a frente fria chega ao Sudeste provocando temporais no leste paulista e chuva moderada no restante do estado. Mais para o fim do dia as temperaturas diminuem e a sensação é de frio. Sensação esta, que é sentida na metade sul de MG e no RJ a partir do domingo (13). Enquanto isso na Região Sul, o frio ganha força e as mínimas podem chegar aos 0°C nas áreas de serra.