Primeiro canal de umidade de 2025 traz muita chuva para o Brasil a partir de sexta-feira; confira as regiões em alerta

A presença do novo canal de umidade deixa regiões brasileiras em alerta devido a chuvas intensas. Tempestades isoladas que ocorreram sobre o país no final de 2024 vão continuar sendo registradas neste início de 2025.

O início deste novo ano será agitado. Alguns eventos meteorológicos estão sendo previstos logo nos primeiros dias de 2025, a começar pela presença da primeira frente fria de janeiro que avança pelos estados do Sul do Brasil já nesta quinta-feira (02), provocando chuva na região.

A partir disso, o sistema se desloca em direção ao oceano Atlântico perdendo força. No entanto, apesar da diminuição de sua influência sobre o território brasileiro, a frente fria auxiliará na formação do primeiro canal de umidade de 2025.

Canal de umidade trará chuvas volumosas e intensas para boa parte do Brasil. Os volumes acumulados de chuva poderão superar a casa dos 100 milímetros até o domingo (05).

A seguir trazemos a previsão do tempo com mais detalhes para esta sexta-feira (03), sábado (04) e domingo (05).

Sexta-feira

A frente fria segue deslocando em direção ao oceano nesta sexta-feira(03), mas ainda deve provocar chuvas em áreas do norte e oeste do Paraná e sul do estado de São Paulo. As chuvas nas outras áreas do Sudeste e Centro do Brasil serão ocasionadas pela formação do novo canal de umidade sobre o país, o estados mais afetados possuem alertas vigentes, caso do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e oeste dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em que os alertas se concentram para o risco de chuvas intensas e tempestades.

Chuva prevista para o Brasil, na tarde de sexta-feira(03).
Chuva prevista para a tarde de sexta-feira (03), pelo modelo ECMWF.

De acordo com o Instituto de Meteorologia Nacional (INMET), regiões do norte e nordeste do Mato Grosso, noroeste de Goiás e centro-norte do Amazonas podem registrar chuva de até 100 milímetros e ventos superiores a 60 km/h nesta sexta-feira (03).

Alertas de chuva intensa emitidos pelo INMET
INMET emite alertas de chuva intensa para 10 estados brasileiros.

Nas áreas em amarelo, a chuva acumulada pode chegar até 50 milímetros acompanhadas de ventos com velocidade que variam entre 40 e 60 km/h que podem causar queda de árvores e eventuais transtornos.

Sábado

O dia terá a presença de muita de nebulosidade na faixa que liga os estados do Amazonas ao Rio de Janeiro. Isso ocorre porque, a partir do sábado (04), o canal de umidade estará mais configurado e provocará chuvas volumosas no sudoeste e na Zona da Mata de Minas Gerais, no sul do Espírito Santo, no norte do Rio de Janeiro, além do oeste do Mato Grosso e do noroeste do Mato Grosso do Sul.

Chuva prevista para a tarde de sábado (04), pelo modelo ECMWF.

Após a atuação de uma frente fria, o tempo fica estável em grande parte dos três estados do Sul do Brasil que terão um sábado(04) com sol e sem a presença de nebulosidade. A exceção fica por conta da região leste desses estados, onde haverá nebulosidade e chuva nas proximidades das capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.

Domingo

No domingo (05), as chuvas continuam a ocorrer sobre boa parte do Brasil Central, os alertas também devem se manter. Chuvas intensas são esperadas no Vale do Paraíba, em São Paulo, nordeste de Minas Gerais, Espírito Santo, região central do Mato Grosso e Amazonas, além de áreas do oeste de Rondônia.

Chuva prevista para a tarde de domingo (05), pelo modelo ECMWF.

O tempo fica aberto nos estados do sul do Brasil, grande parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul onde não há previsão de chuva ao longo deste domingo (05).A estabilidade nessa região se dá por conta de que o canal de umidade irá se deslocar para norte, alcançando os estados mais ao sul do Nordeste, o que deixa estados como a Bahia em alerta para a ocorrência de tempestades.

Acumulado de chuva previsto até domingo(05), pelo modelo ECMWF.

Com o canal de umidade estabelecido sobre o Brasil, o nordeste de Minas Gerais, próximo a divisa com o Espírito Santo, deverá registrar os os maiores valores acumulados de chuva até o final de semana (~140,9 milímetros). O alto volume acumulado poderá causar transtornos.