Primeiro fim de semana de 2025 sob alerta de chuvas intensas e de tempestades pelo Brasil; confira as regiões afetadas
A frente fria que avança sobre o Brasil no início do ano organiza um novo corredor de umidade entre as regiões Norte e Sudeste, deixando o fim de semana chuvoso e com alerta de tempestades isoladas em diversas regiões.
O primeiro fim de semana de 2025 será marcado por mudanças significativas no tempo em grande parte do Brasil. O avanço de uma frente fria favorecerá a formação de um canal de umidade, trazendo condições para chuvas volumosas e tempestades em diversas regiões. Confira os detalhes da previsão do tempo baseada no modelo de confiança da Meteored | Tempo.com e se programe.
Sábado
O sábado (04) vai iniciar com tempo nublado na maior parte do país. Durante a manhã há maior probabilidade de chuva na região Norte, no oeste do Mato Grosso do Sul e no interior de São Paulo. A partir do início da tarde a probabilidade de chuva aumenta em grande parte do país, principalmente no interior. Um corredor de umidade associado ao sistema frontal se estabelece entre as regiões Norte e Sudeste, como pode ser visto na previsão do modelo ECMWF abaixo, para às 15h. Há previsão de chuva também em toda a costa norte do país, incluindo o Nordeste.
A precipitação prevista para o sábado (04) pode vir na forma de tempestades isoladas em diversas regiões, como indica a previsão de densidade de raios (indicador de severidade associado às tempestades) do ECMWF para a tarde. As áreas com maior risco de tempestades estão entre o Centro-Oeste e o Sudeste, incluindo os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e o Espírito Santo.
Na região Sul o tempo será predominantemente firme, com chuva mais restrita à costa, entre Santa Catarina e o Paraná, abrangendo também a região metropolitana de Curitiba, que pode ter tempestades.
As temperaturas estarão elevadas em todo o país, com as maiores temperaturas máximas na região Nordeste, podendo ultrapassar os 37°C. Também é esperado muito calor na parte oeste da região Sul, no norte do Paraná, no sul do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, com temperaturas facilmente ultrapassando os 30°C.
O mapa acima mostra a previsão de temperatura máxima (15h) para o sábado (04).
Domingo
No domingo (05) a chuva aumenta na região Norte, Nordeste e no Sudeste, principalmente entre Tocantins, Minas Gerais e o Espírito Santo. O mapa abaixo mostra a previsão de chuva do modelo ECMWF para às 15h. Há alertas de tempestades isoladas na região Sudeste, principalmente na parte norte de Minas Gerais, e também na divisa entre Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo - onde serão registrados os maiores acumulados de chuva.
Até a noite de segunda-feira (06) os maiores acumulados de chuva serão na região Sudeste. Entre Minas Gerais e o Espírito Santo os volumes podem ultrapassar os 200 mm, como indica a previsão do ECMWF abaixo. Na região Norte os acumulados também serão significativos, ultrapassando os 100 mm em diversas localidades. As regiões Sul e Nordeste terão os menores volumes de precipitação.
As temperaturas diminuem ligeiramente no domingo (05) apenas na região Sul, mas a tarde será igualmente abafada. Os padrões do sábado (04) se repetem, onde a região Nordeste conta com as maiores máximas, que podem ultrapassar os 38°C. As temperaturas sobem ligeiramente no Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
Continue acompanhando as atualizações da previsão no site da Meteored | Tempo.com e esteja atento aos riscos associados às tempestades e chuvas volumosas.