Primeiros dias de maio serão com temperaturas acima dos 30°C no Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste
A primeira semana de maio será marcada pelo tempo firme e pelo aumento das temperaturas pelo Brasil, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Confira os mapas de previsão e o meteorológico que está provocando isso.
Após um mês de abril com temperaturas amenas e sensação de frio em boa parte do centro-sul, em virtude do aumento da incursão de frentes frias e de massas de ar frio, uma mudança de padrão será observada durante a primeira semana de maio nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste: o aumento das temperaturas, com máximas podendo passar facilmente dos 30°C. A Região Sul também enfrentará dias de calor na transição do mês.
Essa condição é proporcionada pela atuação de um sistema frontal estacionário sobre parte da Região Sul, que passa a atuar sobre o território brasileiro a partir do feriado do dia 1º de maio. O sistema tem dificuldades em avançar, atuando sobre o Rio Grande do Sul ao longo de toda a segunda-feira (01) e conseguindo avançar para os estados de Santa Catarina e do Paraná somente a partir da terça-feira (02).
Assim, um padrão pré-frontal é estabelecido, favorecendo o aumento das temperaturas em parte da Região Sul, mas, principalmente sobre o centro-leste do Brasil, incluindo as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Nessa época do ano, o acréscimo de temperatura favorece bastante o aumento da amplitude térmica. A sensação de frio na madrugada e início da manhã continua em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, com acréscimo térmico em torno de 10°C ao longo do dia, proporcionando sensação de calor entre o fim da manhã e o meio da tarde.
A seguir vamos conferir os mapas as temperaturas máximas e mínimas para a próxima semana que o modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, está prevendo para a próxima semana.
Como ficam as temperaturas na primeira semana de maio?
No fim de semana o aumento das temperaturas já pode ser sentido na Região Sul e o ganho térmico mais intenso já faz parte de boa parte do Centro-Oeste e interior nordestino. No entanto, é no domingo (30) que as temperaturas aumentam mais e o calor passa a ser mais perceptível no centro-sul do Brasil.
No início da semana, com o avanço da frente fria pelo Sul, uma massa de ar frio consegue atuar em parte da Região. Por outro lado, a condição pré-frontal se intensifica no sul do Centro-oeste e na Região Sudeste.
No restante da semana, principalmente na sexta-feira (05), o intervalo das temperaturas máximas de 30 a 35°C atingem uma maior porção do Brasil Central e até mesmo do norte da Região Sul.
Nos dias seguintes a tendência aponta para o avanço costeiro da frente fria até sul do Nordeste, o que favorece a incursão de uma massa de ar frio pelo centro-sul. Posteriormente, há a expectativa de uma condição mais seca no centro-sul do Brasil, com umidade e maior potencial de chuvas irregulares na porção centro-norte. Esse padrão traz uma expectativa de temperaturas mais amenas.