Próximo evento de chuvas intensas na Região Sul está próximo: alerta de chuvas torrenciais e acumulados acima de 200 mm
O Sul do país pode registrar acumulados de chuva superiores a 200 mm, com alto risco de alagamentos, inundações e deslizamentos no final da semana.
No final da semana teremos a possibilidade de um novo episódio de condições de tempo severo, com a formação de uma frente fria associada a um significativo fluxo de umidade proveniente da Amazônia. Esse panorama eleva o risco de tempestades intensas, acompanhadas de volumes expressivos de precipitação, que podem ocasionar novos impactos e transtornos na Região Sul.
Este canal de ventos intensos desempenha um papel importante no transporte de umidade da bacia Amazônica para o sul do continente, trazendo potencial para a formação de convecção com chuvas de até forte intensidade. As tempestades no Sul são esperadas especialmente no final da semana, com risco de alagamentos, inundações e deslizamentos.
Tempestades e chuvas volumosas acima dos 200 mm na Região Sul
À medida que o Jato de Baixos Níveis se intensifica durante a madrugada de sexta-feira, uma área de baixa pressão na Argentina se fortalece, estendendo um cavado em direção ao sul do Rio Grande do Sul. Esse processo desencadeia a primeira sequência de tempestades que impactará a região Sul, com início nas primeiras horas da sexta-feira (06).
As chuvas seguem avançando sobre a metade sul do Rio Grande do Sul no período da manhã, e a partir da tarde, as instabilidades se espalham sobre o leste de Santa Catarina, oeste do Paraná e norte do Rio Grande do Sul.
Na madrugada de sábado (07), o potencial para tempestades com chuvas volumosas se intensifica, especialmente no centro-norte do Rio Grande do Sul, incluindo a capital Porto Alegre, e no centro-oeste de Santa Catarina, já no início da manhã. As chuvas intensas podem ser acompanhadas por raios e trovoadas, como ilustrado no mapa de densidade de raios abaixo, que destaca principalmente as áreas centrais e oeste do Rio Grande do Sul.
No decorrer da manhã, as instabilidades se intensificam e se espalham pelo norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná, trazendo risco de chuvas volumosas em um curto intervalo de tempo, com possibilidade de alagamentos e inundações. Assim deverá ser a tarde também, com chuvas se espalhando sobre boa parte do Paraná e Santa Catarina, assim como nas suas respectivas capitais, Curitiba e Florianópolis.
Entre a noite de sábado e madrugada de domingo (08), as instabilidades persistem no Sul, embora as chuvas apresentem menor intensidade em algumas áreas do Rio Grande do Sul. Chuva de até forte intensidade ainda é esperada entre Santa Catarina e o sul do Paraná, incluindo Curitiba, especialmente entre a madrugada e o início da manhã.
Até a noite de domingo (09), os acumulados podem ultrapassar os 200 milímetros em algumas áreas da Região Sul, como no extremo norte do Rio Grande do Sul, centro-leste de Santa Catarina e extremo oeste do Paraná. No noroeste do Rio Grande do Sul, os acumulados variam entre 100 e 130 mm, assim como no centro e leste do Paraná.