Quarta-feira marcada por ZCAS e intensas chuvas no Brasil: INMET emite alertas amarelo e laranja em 24 estados
ZCAS segue ativa nesta quarta-feira: sistema traz chuvas intensas ao centro-norte do Brasil, e INMET emite alerta laranja para 15 estados e o Distrito Federal.
A atuação de dois sistemas meteorológicos sobre o Brasil, estão provocando chuvas intensas, principalmente em áreas do Norte, Nordeste e Centro - Oeste do país.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está ativa sobre o litoral nordestino aumentando o volume de chuvas entre os estados do Maranhão e do Ceará. Além disso, o sistema transporta umidade para o interior do continente vindo do Oceano Atlântico equatorial.
Ao sul tem-se a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) , caracterizada por um forte canal de umidade que se estende desde o Amazonas ao litoral do leste do Brasil. Na maioria das ocorrências de ZCAS, a ZCIT encontra-se ativo sobre o país auxiliando na manutenção do sistema.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta para 24 estados incluindo o Distrito Federal para possibilidades de chuvas intensas no decorrer desta quarta-feira (15).
Os estados de: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins devem ficar atentos a previsão do tempo.
A seguir trazemos a previsão do tempo com mais detalhes para esta quarta-feira (15).
Quarta-feira
Muita chuva prevista durante a madrugada em diversos estados nordestinos. O deslocamento da ZCIT para a região irá provocar chuvas desde as primeiras horas de quarta-feira (15). As chuvas mais intensas ficarão por conta do interior do Maranhão, Ceará, Paraíba e Pernambuco. Nas demais áreas do Nordeste, a precipitação irá ocorrer de forma mais leve e isolada.
No centro-norte do país, o potencial de tempestades e de chuvas volumosas é grande abrangendo áreas do sul do Pará, norte e nordeste do Mato Grosso, sul do Tocantins e Norte de Goiás.
Áreas do leste de Minas Gerais e norte do Espírito Santo também têm previsão de chuva. No entanto, os volumes serão menores em comparação com os últimos dias. No Sudeste, a atenção deve se voltar para áreas do Noroeste e partes do oeste do Estado mineiro, em que durante a madrugada poderão ocorrer chuvas intensas.
Durante o período da manhã, as chuvas se espalham pelo Nordeste. Contudo, ainda há chances de altos valores pluviométricos nas faixas entre os estados da Bahia e do Maranhão. O potencial de chuvas intensas é alto também no Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, cidades como Sinop/MT e Brasília/DF devem ficar em estado de atenção.
Ao longo da tarde as chuvas as chances de tempestades aumentam, principalmente no oeste de Santa Catarina, noroeste do Rio Grande do Sul, oeste do Amazonas e no Acre. Temporais isolados também podem ocorrer em outras regiões do estados brasileiros como no norte de São Paulo e no sul de Goiás e do Mato Grosso.
Sob alerta laranja do INMET, o Maranhão tem previsão de chuva acumulada superior a 300 mm entre terça-feira (14) e quarta-feira (15). O alto índice pluviométrico acumulado se dá pela presença da ZCIT na região, provocando chuvas intensas e volumosas ao longo destes dois dias.
Entre terça-feira (14) e quarta-feira (15) a região norte de Goiás tem previsão de acumulação de chuva que ultrapassa dos 200 mm. O que mantém o Estado em atenção, visto que está chegando períodos importantes para os agricultores como a colheita dos grãos.