Região Sudeste do Brasil terá uma longa sequência de dias frios. Saiba até quando vão as temperaturas baixas
Após sucessivas ondas de calor, a região Sudeste terá um período mais longo de dias com temperaturas mais frias na região graças a atuação de massas de ar frio mais intensas ao longo da próxima semana.
Para aqueles que estavam sentindo falta do frio na região Sudeste depois de sucessivas ondas de calor, temos uma boa notícia: pelo menos até a próxima semana o frio predominará em grande parte da região!
No último final de semana finalmente tivemos a passagem de uma frente fria que conseguiu derrubar de vez as temperaturas na região Sudeste. No domingo (26) a cidade de São Paulo registrou a temperatura máxima mais baixa deste ano de 17,5°C e a menor temperatura mínima de 14.2°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O mesmo ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, que registrou a menor temperatura máxima do ano, de 22.2°C.
O ciclone extratropical que está tomando forma na costa das regiões Sul e Sudeste no início desta semana, inclusive provocando chuvas significativas em partes do Sudeste nesta segunda-feira (27), dará origem a uma frente fria que será responsável por carregar uma nova massa de ar frio pelo Centro-Sul do Brasil. Essa nova massa de ar frio derrubará as temperaturas novamente nos próximos dias, conforme explicaremos a seguir!
Temperaturas voltarão a cair nesta semana no Sudeste
Após a formação do ciclone extratropical e sua frente fria na segunda, a alta pós frontal avançará rapidamente pelo interior do continente pela porção oeste do Centro-Sul do Brasil já na terça-feira (28), trazendo a nova massa de ar frio e os frios ventos de sul para a região.
No Sudeste, o estado de São Paulo será o primeiro a registrar uma queda das temperaturas. Na terça-feira as temperaturas máximas já não conseguirão se elevar tanto devido a atuação dos ventos de sul, mantendo-se abaixo dos 23°C em grande parte do estado, inclusive no interior.
Porém, a queda mais abrupta é esperada na madrugada de quarta-feira (29), quando as temperaturas mínimas poderão ficar abaixo dos 10°C em muitas cidades paulistas! Inclusive, nessa madrugada haverá uma grande diferença de temperaturas entre as cidades paulistas e as demais da região Sudeste. Por exemplo, enquanto cidades como Presidente Prudente e Assis registrarão mínimas de 7°C, cidades como Rio de Janeiro e Cabo Frio estarão registrando mínimas de 22°C e 23ºC, respectivamente.
O frio seguirá intenso nas cidades paulistas entre quarta e quinta-feira (30), inclusive serão os dias mais frios da semana em muitas cidades paulistas. Na capital, São Paulo, as temperaturas serão baixas e parecidas nesses dois dias, com temperatura máxima de 19ºC na quarta e de 18ºC na quinta e ambos os dias com temperaturas mínimas de 9ªC durante as manhãs.
No sul dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais o frio chegará com mais intensidade entre quarta e quinta-feira, e na porção mais central e norte desses estados o frio será mais intenso a partir de quinta. A cidade de Belo Horizonte deverá registrar uma queda das temperaturas a partir de quinta. Na sexta (31), mesmo com o sol aparecendo, as temperaturas máximas deverão ficar entorno de 25°C e as mínimas entre 12 e 13°C.
As temperaturas voltarão a se elevar gradualmente na região a partir de sábado (01), enquanto as temperaturas mínimas continuarão mais amenas, as temperaturas máximas voltarão a ultrapassar os 20ºC em grande parte do Sudeste e podendo alcançar até os 25ºC na segunda-feira (03). Porém, uma nova frente fria na próxima semana poderá novamente derrubar as temperaturas em algumas áreas!
Nova frente fria prevista para a próxima semana
O mês de junho se inicia com a formação de uma baixa pressão no sul da América do Sul que deverá se deslocar rapidamente para o Oceano Atlântico. Apesar de distante, sua frente fria associada poderá influenciar no padrão de ventos e temperatura em partes da região Sudeste entre terça (04) e quarta-feira (05), voltando a gerar uma queda das temperaturas.
Ainda existem incertezas a respeito da passagem desta segunda frente fria, em algumas rodadas colocando ela mais ao sul e em outras atingindo com maior intensidade o Sudeste. Mas ao que parece essa nova frente não será tão intensa e sua atuação será mais restrita na região. Dessa forma, continuaremos atentos às atualizações dos modelos e em breve traremos as novas previsões aqui na Meteored Brasil.