Região Sudeste e Brasil Central vão enfrentar calor intenso antes da chegada de uma frente fria: entenda a situação

A primavera está chegando e o calorão será destaque no final dessa semana em boa parte do Brasil Central, o que inclui a região Sudeste. Termômetros podem alcançar a casa dos 40°C em algumas cidades.

Os últimos dias do inverno serão marcados por temperaturas mais elevadas que o normal em boa parte do Brasil Central, o que inclui o Sudeste. Projeções do modelo europeu ECMWF apontam temperaturas em torno dos 40°C em diversas cidades.

O calorão abrirá também a época mais quente do ano no Hemisfério Sul já que a primavera começará no próximo domingo (22). O inverno tem sido mais quente que o normal em boa parte do país, e com a chegada da primavera podemos esperar também dias muito quentes, afinal, o período úmido está longe de se regularizar.

Inverno se despede com temperaturas em torno de 40°C em boa parte do Brasil Central incluindo o Sudeste. No final desta semana fará muito calor, o que ilustra bem como foi a maior parte da estação que seria a mais fria do ano, mas não foi.

As elevadas temperaturas acima da média climatológica são reflexos da falta de chuva regular, dias consecutivos de muito sol e pouca presença de nebulosidade. Aliás, foi mencionado em outro artigo publicado pela Meteored BR que não chove em Belo Horizonte (MG) há mais de 150 dias.

O que esperar para os próximos dias

Com relação ao tempo no Sudeste, a expectativa para os últimos dias do inverno ainda é de seca e pouca presença de nuvens, pelo menos na maior parte da região. Porém, isso não significa que não há previsão de chuva para algumas áreas, o que apesar do alívio relacionado a umidade, pode piorar o calor. Mas como isso é possível?

huva
Previsão é de chuvas rápidas e mal distribuídas no Sudeste até o fim de semana com chegada de uma frente fria.

O mapa acima mostra o volume de chuva previsto até o domingo (22) à noite, e apesar dos baixos acumulados na maior parte das áreas em azul, é válido mencionar que uma frente fria chegará à região no fim de semana.

A questão é que antes da frente fria chegar o calor vai aumentar e muito por conta da condição pré-frontal, em que uma massa de ar quente chega primeiro e induz a elevação expressiva das temperaturas, algo que será bastante perceptível nesses próximos dias.

O calorão no Sudeste

Como mencionado anteriormente, a grande vilã causadora desse calorão no final do inverno será uma bolha de ar quente no interior do continente seguida por uma pré-frontal. A mesma pode gerar temperaturas em torno ou até mesmo acima dos 40°C em algumas cidades da região Sudeste.

quinta
Termômetros podem alcançar 40°C em diversas cidades entre o norte de São Paulo e o Triângulo Mineiro na quinta-feira (19).

Na tarde desta quinta-feira (19) já são esperadas máximas de 40°C em algumas cidades do noroeste de São Paulo e do Triângulo Mineiro como mostra o mapa acima. As áreas mais escuras representam as temperaturas mais elevadas, e quanto mais esbranquiçado maior o calor.

sexta
Calorão persistirá sobre o interior paulista e Minas Gerais no final desta semana e a tendência é de piora no quadro com pré-frontal.

O calorão continuará e pode piorar conforme os dias forem passando e a frente fria do Sul for se aproximando do Sudeste. Na tarde da sexta-feira (20) o calor tomará conta do Sudeste como mostra o mapa acima, ou seja, apesar dos 40°C esperados novamente no interior paulista e no oeste de Minas Gerais, nota-se que vai esquentar muito também no leste da região. A capital São Paulo pode registrar 34°C.

Apesar da continuidade do calorão no interior de São Paulo e ainda na maior parte do estado de Minas Gerais, o último fim de semana do inverno será marcado por mudanças bruscas e queda acentuada das temperaturas em partes do Sudeste devido a chegada da frente fria.

sabado
Último fim de semana do inverno vai começar com muito calor no Brasil Central, termômetros chegarão facilmente a casa dos 40°C.

O mapa acima mostra que sim, ainda pode fazer 40°C em várias cidades do Sudeste, mas mostra também que a temperatura tende a despencar entre o leste paulista, sul mineiro e partes do Rio de Janeiro. Na capital paulista, por exemplo, a queda esperada entre a máxima de sexta e a máxima de sábado é de 9°C, mas isso não vai durar muito tempo!

domingo
Domingo (22) primeiro dia da primavera de 2024 com máximas acima dos 40°C no Sudeste e Centro-Oeste.

No domingo (22), primeiro dia da primavera de 2024, a expectativa é do retorno do calor de forma generalizada no Sudeste. A temperatura máxima subirá de 25°C para 32°C em São Paulo capital, no Rio de Janeiro pode fazer 30°C.

Apesar da gangorra térmica no leste da região, o maior destaque continuará sendo o calor exorbitante e fora do normal até mesmo para um primeiro dia da estação das flores no interior. O mapa mostra que os termômetros podem alcançar o marco de 41°C em cidades como Votuporanga (SP) e Itapagipe (MG), entre outras.

Calor em outras áreas do país

Essa bolha de ar extremamente quente não será algo exclusivo do Sudeste, aliás, fará muito calor nos próximos dias em praticamente todo o Brasil Central. O mapa abaixo mostra que no domingo (22) à tarde, as temperaturas muito elevadas irão se espalhar e podem ser registradas em muitas cidades.

calor
Máximas de até 44°C são esperadas na tarde de domingo (22), primeiro dia da primavera de 2024. O calor fora do normal atingirá o Brasil Central de forma intensa.

Todas as áreas esbranquiçadas do mapa ficam sob efeito dessa bolha de ar quente somada à pré-frontal. Temperaturas de até 44°C podem ser registradas em cidades do Centro-Oeste, inclusive nas capitais como Cuiabá (MT).

ur
A umidade relativa do ar pode atingir índices na casa de 10% ou até menos em cidades do Brasil Central no fim de semana devido calor excessivo.

Quanto mais seco e quanto mais quente, menor será a umidade relativa do ar, o que tem sido um fator preocupante ultimamente devido à estiagem prolongada. No mesmo período da tarde de domingo quando os termômetros passarem dos 40°C, índices de umidade do ar em torno de 10% são esperadas no centro do Brasil.