Região Sul: frente fria traz risco de tempestades para o RS, SC e o PR
Nesta semana, uma frente fria traz potencial de chuvas intensas no Sul, com tempestades e acumulados de até 100 mm até sexta (08).
Nesta semana, a presença de uma frente fria deve aumentar o potencial para chuvas intensas na Região Sul, com tempestades acompanhadas de raios e trovoadas em algumas cidades, principalmente durante a tarde. Até o final da noite de sexta-feira (08), os acumulados podem chegar a 100 milímetros em áreas do Sul.
A semana será marcada por tempo severo na Região Sul
A frente fria deve chegar ao Sul do país, trazendo potencial de tempestades com raios e trovoadas. No início da manhã de terça-feira (05), instabilidades começam a se organizar no Sul do país, especialmente no extremo sul do Rio Grande do Sul, com chuvas de intensidade moderada a forte. Ao longo da manhã, as chuvas se deslocam para a porção central do estado.
Em Santa Catarina e no Paraná, são esperadas chuvas fracas ou chuviscos na manhã de terça-feira (05). À tarde, as instabilidades se intensificam no Rio Grande do Sul, avançando do norte e centro-sul do estado em direção a Santa Catarina e Paraná à noite, incluindo a metade norte paranaense.
Entre a noite de terça-feira (05) e a madrugada de quarta-feira (06), a tendência é de bastante nebulosidade sobre toda a Região Sul. No final da manhã e início da tarde, as chuvas retornam acompanhadas de raios e trovoadas, desde a metade norte do Rio Grande do Sul até o oeste de Santa Catarina e o centro-leste do Paraná, incluindo a capital Curitiba.
À noite, as instabilidades avançam para o centro-leste de Santa Catarina e o centro-norte do Paraná. Na madrugada de quinta-feira (07), há previsão de tempo severo no extremo norte do Paraná, além do sudoeste e centro-sul do Rio Grande do Sul, e também na capital Porto Alegre.
No início da manhã, essas condições se estendem para a metade leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná, as chuvas perdem intensidade e podem ocorrer como chuviscos ao longo da manhã, mas retornam à tarde.
A partir da tarde de quinta-feira (07), as instabilidades se espalham sobre o nordeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde as chuvas podem vir acompanhadas de raios e trovoadas. Ao longo da noite, as chuvas começam a se dissipar sobre o Sul e o tempo começa a ficar mais firme.
No dia seguinte, na sexta-feira (08), o potencial de chuvas severas diminui bastante e o tempo permanece nublado em boa parte do Sul, com previsão de chuvisco ao longo da sexta-feira (08) no oeste do Paraná e em algumas áreas do centro de Santa Catarina.
Até o final da noite de sexta-feira (08), o estado com os maiores acumulados de precipitação deve ser o Paraná, onde os acumulados de chuva devem variar entre 70 e 100 milímetros no extremo norte do estado, e entre 50 e 70 milímetros no leste de Santa Catarina, assim como no extremo nordeste do Rio Grande do Sul.