Região Sul: muitas localidades com sol, outras encobertas e com chuva e… a chegada de uma nova massa de ar frio!
A semana na Região Sul será marcada pela influência ainda do ar polar que, além de manter o frio, ajuda no tempo firme e também no tempo mais fechado. A chegada de mais uma massa de ar frio também é destaque!
Após uma mudança de padrão que proporcionou uma brusca mudança nas condições do tempo no centro-sul do Brasil, principalmente na Região Sul, com o avanço de uma frente fria provocando chuvas intensas e tempestades com granizo, e do avanço de uma massa de ar polar que derrubou as temperaturas, o tempo estável e com predomínio do sol tomou conta de boa parte da Região Sul.
Isso ocorreu graças a presença da massa de ar polar sobre o Sul do Brasil, que se deslocou um pouco mais para o oceano e, além de contribuir para a manutenção do frio, favoreceu os ventos em direção a costa do Sul e do Sudeste, deixando o tempo nublado e com chuvas pontuais desde o norte de Santa Catarina até nordeste de Minas Gerais e o Espírito Santo.
Essa condição se mantém durante boa parte desta semana na Região Sul, ou seja, o frio continua e várias localidades vão ter dias ensolarados, enquanto em outras, a previsão é de tempo mais fechado e com possibilidade de chuva… até a chegada de uma nova massa de ar frio.
Destaques da previsão do tempo até a quarta-feira
O padrão das condições do tempo não deve mudar muito na segunda (28), terça (29) e quarta-feira (30). A massa de ar polar se desloca mais para o oceano e a sua borda ainda consegue manter a sensação de frio em toda a Região Sul, mesmo com o aumento das temperaturas. Esse deslocamento favorece que os ventos de leste transportem umidade para parte do leste da Região Sul.
Assim, até meados da semana, o tempo fica nublado, com nebulosidade variável, na região de serra do Rio Grande do Sul, mais próxima do território catarinense, centro-leste de Santa Catarina, no leste do Paraná até a região do Norte Pioneiro.
Não há previsão de chuvas abrangentes, mas a partir da tarde da terça-feira (29) até o fim da manhã da quarta-feira (30), há a possibilidade de chuvisco e chuva fraca na porção catarinense entre Florianópolis, a porção central e o norte do estado, e no leste do Paraná.
Nas demais regiões de Santa Catarina e do Paraná, o sol disputa espaço com nuvens médias e altas que, na composição total, proporcionam um céu muito bonito de se ver. Já no Rio Grande do Sul, o tempo firme e com poucas nuvens, até mesmo sem nuvens, predomina.
Uma nova frente fria e massa de ar frio
Na noite da quarta-feira (31), uma fraca frente fria atua no Uruguai e começa a avançar em direção ao Rio Grande do Sul. No entanto, esse avanço ocorre ao mesmo tempo que o sistema se afasta para o oceano.
Assim, na quinta-feira (31), a nebulosidade aumenta no Rio Grande do Sul somente durante a madrugada e início da manhã na porção central do estado, uma que a massa de ar frio na retaguarda da frente fria já passa a influenciar com tempo no território gaúcho, garantindo mais um dia de tempo firme e ensolarado, que se mantém no dia seguinte.
No Paraná e em Santa Catarina, o tempo firme predomina no interior desses estados, com muita nebulosidade e possibilidade de chuvisco pontual no leste paranaense e no norte catarinense na madrugada e manhã. A partir da tarde, o tempo firme predomina.
Na sexta-feira (01), com o deslocamento da nova massa de ar frio para o oceano, o transporte de umidade volta a ser mais efetivo. Assim, o tempo volta a ficar nublado no centro-leste de Santa Catarina, no sul e leste do Paraná.