Região Sul sofre forte mudança do tempo nesta semana: alerta de chuvas muito intensas, tempestades e queda de granizo

Frente fria vai mudar o tempo em toda a Região Sul. O sistema recebe reforços e as chuvas deixam alertas no RS, SC e no PR. As temperaturas também reduzem e trazem alívio ao calor.

Uma frente fria já atua na Região Sul, mas o sistema de fraca intensidade ainda não conseguiu progredir muito e atua mais entre o Uruguai e o estado do Rio Grande do Sul. Instabilidades vêm atuando de forma pontual e provocando chuvas de até forte intensidade.

Para o início da semana, o sistema frontal consegue avançar um pouco mais distribuído melhor as chuvas pelo Rio Grande do Sul e, a partir da terça-feira (19), também por Santa Catarina. Somente a partir da quarta-feira (20), que as chuvas atingem o estado do Paraná.

alerta de tempo severo
Previsão de acumulado de chuva até a quarta-feira. Os maiores volumes acontecem no Rio Grande do Sul e podem passar dos 100 mm.

O avanço e distribuição das instabilidades traz potencial para eventos intensos de chuva e tempestades, que podem ocorrer com severidade em alguns pontos.

Segunda-feira

Nesta segunda-feira (18), a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e já deixa alertas para o risco de tempestades no Sul, Campanha e Oeste no início da manhã. Da metade para o fim do período, passa a chover em toda a metade sul do estado, de forma mais isolada na região Central e metropolitana de Porto Alegre. No entanto, não se descarta pancadas isoladas na região da Serra.

Devido ao posicionamento da frente fria, a sensação é de bastante calor e abafamento, com uma condição mais agradável somente nas localidades de fronteira e do sudeste do estado, onde os ventos de sul conseguem levar o ar mais frio.

alerta de tempo severo
Instabilidades se espalham pelo Rio Grande do Sul a partir da tarde e podem atingir o estado de Santa Catarina.

No período da tarde, a fraca frente fria avança de forma costeira, mas consegue organizar as instabilidades pelo território gaúcho. Alerta de pancadas de até forte intensidade e para o risco de tempestades pontuais em toda a metade norte, incluindo a região de Porto Alegre. Os ventos de sul passam a trazer uma condição mais agradável para toda a metade sul do Rio Grande do Sul.

alerta de tempo severo
Mapa de densidade de raios traz as regiões de maior risco de tempestades. A previsão é para a tarde da segunda-feira.

Já para Santa Catarina e o Paraná, a segunda-feira (18) será de tempo firme, ensolarado e quente. Devido ao avanço da frente fria, instabilidades conseguem se desenvolver e provocar pancadas isoladas na porção central, sul e no oeste de Santa Catarina. Algum evento de chuva mais isolada e pontual pode ocorrer no norte catarinense por volta do fim do dia, mas sem potencial para transtornos.

Terça-feira

Na terça-feira (19), a frente fria ganha um novo reforço através de uma região de cavado, aumentando o risco de chuvas mais abrangentes e intensas em boa parte da Região Sul.

As chuvas ganham intensidade e se espalham a partir da tarde. Há maior chance de tempestades entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que podem vir acompanhadas de granizo.

No período da manhã, no Rio Grande do Sul, há alerta de chuvas intensas e de tempestades no Oeste, sul da Missões, oeste da Campanha e na região Central. Chuvas de fraca a moderada intensidade podem ocorrer na região de Porto Alegre e no litoral norte.

tempo severo granizo
Na tarde da terça-feira, as instabilidades ganham intensidade e levam potencial de chuvas intensas e de tempestades, que podem vir acompanhadas de granizo.

A partir da tarde, as chuvas se espalham pelo Sul e aumentam o risco de chuvas intensas e de tempestades, que podem ocorrer de forma severa, deixando em alerta toda a metade norte e região da Campanha do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina e o oeste e sudoeste do Paraná. A sensação é amena e até de frio no território gaúcho, mas em Santa Catarina e no Paraná, o calor e abafamento continuam.

tempestades e granizo
Mapa de densidade de raios traz as regiões de maior risco de tempestades. A previsão é para a tarde da terça-feira..

No período da noite, as chuvas reduzem em Santa Catarina e no Paraná. Já no Rio Grande do Sul, as instabilidades ganham reforço através de uma baixa pressão ao sul do Paraguai, deixando alerta de tempo severo e chuvas intensas para todo o território gaúcho, principalmente entre o Oeste, região Central e o Norte do estado.

Quarta-feira

O Sul terá uma quarta-feira (20) de tempo instável em boa parte da Região. No período da manhã, há alerta de chuvas muito intensas, com potencial tempestivo sobre o Rio Grande do Sul nas regiões Missões, Norte, Central, Serra, Sul, Sudeste e todo leste, incluindo a região de Porto Alegre.

As chuvas intensas trazem potencial para alagamentos e inundações, principalmente no período da manhã na região de Porto Alegre e no noroeste do Rio Grande do Sul.

Em Santa Catarina, há previsão chuvas de fraca a moderada intensidade no centro-sul e alerta de tempestades no Oeste. No Paraná, as chuvas chegam no fim do período e podem ocorrer como tempestades severas no sul, sudoeste e oeste do estado.

alerta de tempestades
Alerta de chuvas intensas e para o risco de tempestades já pela manhã no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina.

No período da tarde, as instabilidades se deslocam para o norte, mantendo o tempo chuvoso sobre o estado de Santa Catarina e passando a provocar chuvas sobre todas as regiões do Paraná. Assim, combinado com as altas temperaturas, há risco de tempestades e de chuvas intensas sobre o território paranaense. Em Santa Catarina, potencial de tempestades diminui, mas as chuvas continuam com moderada a forte intensidade. No Rio Grande do Sul, o tempo segue nublado e com chuvas de fraca a moderada intensidade no norte e leste do estado.

alerta de chuvas intensas Região Sul
Instabilidades se espalham e levam risco de tempo severo para Santa Catarina e o Paraná.

O ar frio se espalha por todo o Rio Grande do Sul e chega ao sul e oeste de Santa Catarina até o fim do dia, espalhando-se por todo o território catarinense no decorrer da noite.