Região Sul: temperaturas amenas e alerta de chuvas volumosas
O padrão mudou e as chuvas voltaram para boa parte da Região Sul. Neste início de semana não será diferente, as chuvas continuarão e as temperaturas amenas também, mas não será para toda a Região. Confira aqui os detalhes da previsão.
A tão esperada mudança de padrão de fato ocorreu beneficiando a Região Sul com chuvas e, principalmente, o fim do calorão e das temperaturas acima dos 35°C.
Esse padrão mais úmido e com temperaturas amenas se mantém até meados da semana, mas somente para o norte e metade leste da Região. No restante do Sul do país, o tempo fica mais firme e as temperaturas voltam a subir.
A seguir apresentamos os destaques e alertas para as condições de precipitação e temperatura.
Alerta de chuvas volumosas no leste da Região
Apesar da continuidade das chuvas, não há alertas de temporais até meados da semana. No entanto, a ocorrência de chuva mais volumosa pode provocar transtornos pontuais. O que é o caso da manhã desta segunda-feira (14).
Uma frente fria atua no oceano na altura do estado de São Paulo. A formação de uma região de baixa pressão próximo a costa sul paulista influencia o tempo no Paraná e em Santa Catarina.
Assim, há previsão de chuvas de fraca à moderada intensidade na primeira parte do dia no norte, leste e sul dos estados do Paraná e de Santa Catarina, com potencial de ocorrer chuva forte no território catarinense entre Florianópolis, Blumenau e Joinville, que podem provocar alagamentos. No Rio Grande do Sul, tempo instável no norte, centro e leste do estado, com previsão de chuva fraca pela manhã.
No período da tarde, previsão de chuvas na mesma áreas, porém se espera um aumento da intensidade, ocorrendo de moderada a forte intensidade. As chuvas mais intensas ocorrem no Paraná e em Santa Catarina.
Na porção oeste dos estados, há bastante nebulosidade, mas o sol consegue aparecer proporcionando um dia de tempo firme e com sensação de calor no período da tarde. As máximas dificilmente passam dos 30°C, com exceção para o extremo oeste do Paraná, onde as temperaturas podem atingir os 31°C.
Na terça-feira (15), o mesmo padrão se repete, porém a condição de tempo instável se estende para o interior da Região. Muito nebulosidade em todos os estados, com tempo mais fechado nas áreas do leste, justamente onde há previsão de chuva fraca pela manhã desde a região de Camaquã, no Rio Grande do Sul, até a região do Norte Pioneiro no Paraná.
No período da tarde, as chuvas ganham intensidade e passam a ocorrer também no norte, centro e sudoeste do Paraná, em todo o estado de Santa Catarina, norte e leste do Rio Grande do Sul. Alerta de chuva volumosa entre o leste paranaenses e o norte catarinense. No período da noite, as chuvas intensas deixam alerta em toda a faixa leste desde Porto Alegre e região de Serra do Rio Grande do Sul até o leste do Paraná.
Na quarta-feira (16), uma baixa pressão se forma próximo à costa de Santa Catarina. O resultado é a maior probabilidade de chuvas intensas na madrugada e pela manhã, com elevado potencial para alagamentos e inundações no leste de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul, mais próximo da divisa com o território catarinense.
No período da tarde, a precipitação diminui, ocorrendo no máximo com fraca intensidade e apenas na porção leste da região Sul. Nas demais regiões, o tempo firme predomina, com o sol aparecendo entre nuvens e temperaturas podendo chegar aos 30°C, sendo mais elevadas no extremo oeste paranaense, onde há potencial de atingirem os 33°C.