Região Sul vai enfrentar intensa onda de calor e praticamente 0 mm chuva na próxima semana
Forte bloqueio atmosférico retira as chuvas até da Região Sul na próxima semana. No entanto, o aumento das temperaturas e o estabelecimento de uma onda de calor são os destaques.
Um padrão de bloqueio atmosférico se estabelece já no início desta semana e afeta todo o Brasil ao longo da semana. Geralmente esse padrão mantém os sistemas de chuvas sobre parte da Região Sul, principalmente sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
No entanto, esse próximo evento retira o potencial de chuvas por completo durante boa parte da semana. Previsão de chuva somente a partir da sexta-feira (15), mas somente em parte do estado do Rio Grande do Sul.
Para se definir um evento de onda de calor são necessários 5 dias com temperaturas acima da média, no entanto, é preciso ter cuidado com os valores de anomalia diária, uma vez que não existe um climatologia para cada dia do ano e sim um padrão climático esperado para tal época do ano. Assim, quando vemos uma informação, que em um dia a temperatura vai estar 10°C acima da média, deve-se entender que é um indicativo de intensidade de calor e não um valor absoluto no qual se deve levar de fato em consideração ao “pé da letra”
Portanto, o mais próximo de uma realidade em valores acima da média, seria observar essa intensidade no período de uma semana ou mensal. No caso, vamos mostrar que realmente há um reflexo na previsão do novo episódio de onda de calor sobre o centro-sul do Brasil, através do modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, que mostra temperaturas acima da média em até 6°C no período de 11 a 18 de março, sendo mais intensas no Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina, no norte e oeste do Paraná. E isso já é bastante para o período!
A seguir vamos mostrar as temperaturas máximas esperadas para até a sexta-feira, 15 de fevereiro.
Temperaturas máximas na Região Sul variam de 33 a 37°C na sexta-feira
A semana começa com calor, mas com temperaturas ainda abaixo dos 30°C no centro-leste da Região Sul, principalmente na faixa leste em virtude da influência de um sistema de alta pressão no oceano a sudeste do Rio Grande do Sul. Por outro lado, as localidades do oeste da Região podem registrar máximas de 30 a 35°C, com valores mais elevados no noroeste do Paraná.
Na terça-feira (12), o calor ganha bastante força sobre o Rio Grande do Sul e há um pequeno acréscimo de 1°C nas máximas em Santa Catarina e no Paraná. No território gaúcho, as temperaturas podem chegar aos 34 e 35°C no Oeste e região Central. Na região de Porto Alegre, as temperaturas podem atingir os 32 e 33°C, um acréscimo de 3 a 4°C.
Na quarta-feira (13), a região de maior temperaturas se espalha e também ganha intensidade. As temperaturas podem aumentar de 1 a 2°C em toda a Região Sul. Assim, as máximas no norte e noroeste do Paraná podem chegar aos 36°C. Em Porto Alegre, máxima de 33°C, em Florianópolis de 30°C e em Curitiba de 28°C.
A semana termina com temperaturas muito elevadas, com máximas podendo chegar aos 35°C no Oeste, região Central e leste do Rio Grande do Sul, aos 33 e 34°C no oeste e leste de Santa Catarina e aos 37°C no noroeste do Paraná. Em Porto Alegre, máxima de 35°C, em Florianópolis de 31°C e em Curitiba de 30°C.