Região Sul vai enfrentar temperaturas de até 4°C nos próximos dias graças a uma forte massa de ar frio

A entrada de uma massa de ar frio fará as temperaturas caírem cerca de dez graus na região sul entre a quinta-feira (03) e a sexta-feira (04). As temperaturas podem chegar a 4°C em alguns pontos isolados, ocasionando a formação de geadas.

Imagens de infravermelho de satélites.
Imagens de infravermelho de satélites mostram tempestades atingindo o Rio Grande do Sul.

Iniciando o mês de Outubro nesta terça-feira (01), uma frente fria está atingindo o estado do Rio Grande do Sul, provocando um aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas em grande parte do território gaúcho, inclusive na capital Porto Alegre.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de tempestades para o estado. Há risco de chuvas de até 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo, que podem ocasionar cortes na energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos especialmente em áreas urbanas.

Chuvas também já estão começando a se formar no litoral de Santa Catarina, e na quarta-feira (02), conforme as chuvas avançam para o norte, o sistema causará chuvas por todo o estado catarinense e também pelo Paraná, enquanto a nebulosidade gradualmente se dissipa no Rio Grande do Sul.

Durante a quinta-feira (03), chuvas fracas ainda se formam especialmente no Paraná, mas vão se dissipando gradualmente graças ao afastamento do sistema. Na sexta-feira (04), as chuvas já estarão ocorrerão somente nas áreas litorâneas do estado catarinense e paranaense, enquanto o interior dos estados permanece com tempo firme e aberto.

Após frente, massa de ar frio faz as temperaturas caírem

Conforme o sistema avança, uma massa de ar frio começa a penetrar no Brasil, fazendo as temperaturas caírem de maneira expressiva na região Sul. Bagé, por exemplo, está registrando mínima de 15°C e máxima de 27°C hoje. Na quinta-feira (03), o município deve registrar mínima de 6°C e máxima de 17°C, o que sinaliza uma queda de aproximadamente 10 graus.

Em alguns pontos isolados, especialmente na serra Catarinense, as temperaturas podem chegar a 4°C, ocasionando a formação de geadas pontuais e fracas.

A massa de ar frio vai avançar e, na madrugada da sexta-feira (04), estará causando mínimas abaixo dos 10°C durante a madrugada em boa parte do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do sul do Paraná. Em alguns pontos isolados, especialmente na serra Catarinense, as temperaturas podem chegar a 4°C, ocasionando a formação de geadas fracas.

Previsão de temperaturas mínimas na sexta-feira.
Previsão de temperaturas mínimas na sexta-feira mostra valores abaixo dos 10°C em grande parte da região Sul. Em pontos isolados a temperatura pode chegar a 4°C, formando geadas fracas.

Temperaturas abaixo de 10°C continuarão sendo registradas no Sábado (05), embora a possibilidade de geadas caia consideravelmente durante o fim de semana. Vale notar que as geadas serão muito pontuais e não devem ocorrer de maneira ampla. Portanto, as previsões não indicam grandes riscos para os agricultores do Sul que já deram início à próxima safra.

EM RESUMO, uma massa de ar frio fará as temperaturas caírem cerca de dez graus na região sul especialmente entre a quinta-feira (03) e a sexta-feira (04). Muitos municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sul do Paraná registrarão temperaturas mínimas inferiores a 10°C, e em alguns pontos isolados, especialmente na serra Catarinense, as temperaturas podem chegar a 4°C, ocasionando a formação de geadas pontuais e fracas.

Para conferir atualizações da previsão e verificar os valores exatos de temperatura que estão sendo previstos para o seu município, não deixe de conferir a previsão do tempo detalhada disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.