Região Sul vai registrar aumento das chuvas entre o domingo e a terça-feira; saiba o que esperar
Com a formação de uma ZCAS, as chuvas na Região Sul estão muito restritas ao leste de Santa Catarina e do Paraná. A partir do domingo, a probabilidade aumenta e há previsão de chuva para os três estados.
Com a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), as chuvas na Região Sul estão muito restritas ao leste de Santa Catarina e do Paraná. A partir do domingo (29), a probabilidade aumenta e há previsão de chuva para os três estados da Região.
Essa mudança se dá em virtude da atuação de um sistemas de alta pressão, que é uma massa de ar mais frio, ao sul da Região Sul e da formação de uma região de cavado, mais instável na porção central do Sul do Brasil, que sinaliza o enfraquecimento da ZCAS.
A seguir trazemos os detalhes da previsão do tempo para a Região Sul e uma tendência para o fim do ano.
Chuvas retornam para boa parte da Região Sul
No sábado (28), o tempo firme ainda vai predominar em boa parte da Região Sul. Devido à circulação dos ventos, a porção leste de Santa Catarina e do Paraná fica bastante nublada a partir do meio da tarde, o que traz a possibilidade de chuva fraca a partir do fim do dia e durante a noite.
No domingo (29), no período da manhã, a nebulosidade já é mais densa na metade sul do Rio Grande do Sul e no centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, com possibilidade de chuvisco.
A partir da tarde, o tempo volta a ficar mais firme no Rio Grande do Sul. Já no centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, as chuvas acontecem de forma mais abrangente, mas com fraca intensidade, principalmente a partir do fim do dia e ao longo da noite.
Na segunda-feira (30), o período da manhã é mais fechado em toda a metade leste da Região Sul, com baixo potencial de chuva, no máximo, ocorrência de chuvisco. A partir da tarde, instabilidades se formam e provoca pancadas de chuvas de até forte intensidade no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, na porção central e todo o leste de Santa Catarina, No leste do Paraná, as chuvas acontecem com fraca intensidade.
No período da noite da segunda-feira (30), chove com fraca intensidade somente no leste dos estados de Santa Catarina e do Paraná.
No último dia do ano, terça-feira (31), o padrão é muito semelhante ao do dia anterior, com pancadas ocorrendo nas mesmas áreas, mas de forma mais isolada e com curta duração. No momento da virada, há previsão de chuva para todo o leste de Santa Catarina e para o litoral do Paraná. No Rio Grande do Sul, o réveillon será sem chuva e com poucas nuvens no céu.