Rio atmosférico é previsto para a sexta-feira: leste de São Paulo e Rio de Janeiro sob alertas de chuvas muito intensas

Canal de umidade vai ganhar intensidade nos próximos dias e um rio atmosférico vai atuar sobre o Brasil, deixando em alerta de chuvas intensas o leste de São Paulo e o Rio de Janeiro.

Já noticiamos aqui na Meteored Brasil sobre a intensificação das chuvas no Brasil após o Natal, através da formação de um canal de umidade que deve persistir até o fim do ano sobre o Sudeste, o Centro-Oeste e o Norte do país.

No entanto, na sexta-feira (27), a convergência de umidade sobre a Região Sudeste será bastante intensa, com a formação de um rio atmosférico que traz elevado potencial de precipitação sobre o leste da Região, com alertas para o leste de São Paulo e o Rio de Janeiro.

Sexta-feira: alerta de chuvas intensas e elevado acumulado

Desde a quinta-feira (26), as chuvas intensas vêm ocorrendo sobre os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, o que aumenta a probabilidade de transtornos na sexta-feira (27), como alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos.

alerta de chuva
Previsão de chuvas para a manhã da sexta-feira. As chuvas mais intensas acontecem sobre o Rio de Janeiro.

As chuvas continuam de moderada a forte intensidade na madrugada sobre o Rio de Janeiro, região de divisa com o sul de Minas Gerais e no leste de São Paulo, no litoral norte e da região do Vale do Paraíba.

No período da manhã, as chuvas diminuem, mas continuam com fraca a moderada intensidade, o que ainda mantém o potencial para transtornos nessas áreas. Na capital paulista, as chuvas acontecem com fraca intensidade.

risco de inundações e enxurradas
Previsão de chuvas para a tarde da sexta-feira. As chuvas mais intensas acontecem sobre o leste de São Paulo.

No período da tarde, as instabilidades ganham intensidade e trazem elevado potencial de chuvas intensas sobre o leste de São Paulo, deixando em alerta a região metropolitana de São Paulo, a região de Campinas, região de Poços de Caldas, do Vale do Paraíba e litoral norte. No Rio de Janeiro, o aumento intenso das chuvas deixa em alertas somente a porção sul do estado.

alertas de chuvas volumosas
Até o fim de semana os acumulados podem passar dos 200 mm e proporcionar muito transtornos no leste de São Paulo e, principalmente, no Rio de Janeiro

A partir do fim do dia e início da noite, as chuvas reduzem no estado de São Paulo, mas ainda podem provocar transtornos devido à continuidade e à intensidade fraca a moderada. Já no Rio de Janeiro, passa a chover com maior intensidade e há alerta para o sul, região serrana e metropolitana da capital.

Fim de semana: alertas continuam e o cenário pode piorar

No fim de semana, as chuvas continuam intensas no litoral norte e região do vale do Paraíba em São Paulo e, principalmente em todo o estado do Rio de Janeiro, com elevado potencial para transtornos entre o litoral norte paulista e a região metropolitana do Rio de Janeiro.