Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia sob alerta laranja de chuva intensa para esta quinta e sexta-feira

INMET mantém alerta laranja para a ocorrência de chuvas intensas em Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, Rio de Janeiro entra na lista. Os volumes acumulados entre quinta (09) e sexta-feira (10) podem ultrapassar os 100 milímetros.

Previsão da presença de rios atmosféricos sobre o Brasil na tarde de quinta-feira (09).
Previsão da presença de rios atmosféricos sobre o Brasil na tarde de quinta-feira (09).

As chuvas continuam afetando o centro-norte e leste de Minas Gerais, boa parte do Espírito Santo e áreas do sul da Bahia. Nas próximas horas são esperadas chuvas intensas e tempestades sobre a região, aumentando, ainda mais, a preocupação de moradores em áreas de risco. Tudo isso devido a presença do canal de umidade que segue ativo sobre o Brasil.

Nas últimas 24 horas, cidades da região central do Espírito Santo foram as mais afetadas. As chuvas volumosas foram registradas pelas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e por estações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

INMET mantém alerta de perigo para centro-norte e leste Minas Gerais, Espírito Santo e sul Bahia. São esperados até 100 milímetros de precipitação no decorrer das próximas 24 horas.

O município de Mutum/MG, no Vale do Rio Doce, registrou 102 milímetros entre as 10 horas desta quarta-feira (08) e às 9 horas de hoje (09), enquanto que Ibitirama/ES registrou 109 milímetros.

De acordo com o INMET, grandes cidades da região encontram-se sob alerta laranja, a exemplo de: Colatina/ES, Governador Valadares/MG, Linhares/ES, Montes Claros/MG ,São Mateus/ES, Teófilo Otoni/MG, Vila Velha/ES, Vitória/ES, Vitória da Conquista/BA, o que totaliza mais de 1,5 milhão de habitantes.

Alertas amarelo e laranja de chuvas intensas para esta sexta-feira (09), segundo o INMET.
Alertas amarelo e laranja de chuvas intensas para esta sexta-feira (09), segundo o INMET.

A seguir trazemos os alertas e a previsão do tempo com mais detalhes para o restante desta quinta-feira (09) e para a sexta-feira (10).

Quinta-feira

A tarde de quinta-feira (09) será de muita atenção em diversas cidades de Minas Gerais. As chances de chuvas intensas e tempestades se espalham pelo Estado no período vespertino. A atenção será redobrada nos municípios do Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha.

Chuva prevista para a tarde de quinta-feira (09).
Chuva prevista para a tarde de quinta-feira (09).

Não muito diferente de Minas Gerais, o Espírito Santo tem previsão de volumes altos de precipitação no decorrer da tarde. Nesta quinta-feira (09), praticamente todo o Estado tem riscos de tempestades e de chuvas intensas. Com o solo já encharcado e o nível dos rios elevado, a possibilidade de enchentes e inundações aumentam.

A faixa entre o extremo oeste e o sul baiano tem riscos de chuvas intensas e tempestades ainda nesta quinta-feira (09). O volume na região será um pouco menor em relação a Minas Gerais e ao Espírito Santo, mas que ainda pode gerar problemas.

Mapa de densidade de raios para a quinta-feira (09) destaca as regiões com maior potencial de tempestades.
Mapa de densidade de raios para a quinta-feira (09) destaca as regiões com maior potencial de tempestades.

Durante a noite as chuvas perdem intensidade em boa parte de Minas Gerais, no sul do Espírito Santo e no centro-sul da Bahia. Contudo, no centro-leste do estado mineiro e centro-norte capixaba as chuvas fortes se mantêm.

Sexta-feira

As chuvas vão se manter volumosas no noroeste e litoral norte do Espírito Santo, na divisa com Minas Gerais e Bahia. Próximo a capital do Estado, a chuva dará uma trégua durante a madrugada e no decorrer do dia a previsão é de pancadas de chuva a qualquer hora.

O Rio de Janeiro também entrou na lista de estados sob o alerta laranja. No estado carioca, as chuvas vão ficar concentradas na região de Nova Friburgo e nas proximidades da divisa com o Espírito Santo e podem vir acompanhadas de fortes ventos com velocidade entre 60 e 100 km/h.

Chuva prevista para a tarde de sexta-feira (10).
Chuva prevista para a tarde de sexta-feira (10).

A chuva se espalha para a região norte e noroeste de Minas Gerais, a previsão indica chuvas intensas nessas áreas podendo ser acompanhadas por fortes rajadas de vento. No Vale do Mucuri (leste do Estado), estão previstas fortes chuvas, principalmente durante a madrugada e a manhã de sexta-feira (10).

No período da tarde e da noite as chuvas se concentram, novamente, no leste do Estado mineiro, em especial o Vale do Jequitinhonha e do Mucuri.

Mapa de densidade de raios para a sexta-feira (10) destaca as regiões com maior potencial de tempestades.
Mapa de densidade de raios para a sexta-feira (10) destaca as regiões com maior potencial de tempestades.

Na Bahia a preocupação fica por conta do extremo sul do estado e também do Vale São-Franciscano da Bahia, apesar de não terem sido registrado grandes volumes pluviométricos nas últimas horas, o INMET emitiu alerta laranja para a região devido ao acumulado de até 100 milímetros para o último dia útil da semana.