Rio Grande do Sul sob alerta de tempestades, granizo e chuva forte no início da semana
Uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul no início desta semana e fica estacionária sobre o estado provocando chuvas até por volta de meados da semana. Há alerta de tempestades e potencial para queda de granizo.
Aqui na Meteored já havíamos publicado sobre a atuação de um sistema frontal que se mantém estacionário sobre o Rio Grande do Sul. No entanto, dando mais detalhes sobre o período quente que esse padrão vai proporcionar no Brasil Central e em boa parte do centro-sul.
Agora, daremos mais detalhes sobre o avanço da frente fria e para o risco de tempestades e queda de granizo no território gaúcho. Segundo o modelo ECMWF, os acumulados podem passar dos 100 mm até a terça-feira (02). Já o modelo GFS, nos traz acumulados inferiores a esse patamar entre 40 e 75 mm.
Alertas e destaques da previsão do tempo
Durante a madrugada de segunda-feira (01), uma frente fria avança pelo Uruguai e chega ao Rio Grande do Sul apenas no início da manhã. Ventos de moderada intensidade anunciam a chegada do sistema no Sul, Campanha e no Oeste do estado. Já há risco de tempestades, que podem vir acompanhadas de granizo. Nas demais regiões, há potencial para ventos de até intensidade na região Central, o famoso ‘Vento Norte’.
No período da manhã, o sistema não consegue avançar muito, mas o potencial de tempestade se mantém para o Oeste. Na Campanha e no Sul, as chuvas acontecem de forma muito pontual e sem risco de eventos intensos. O ar frio presente da retaguarda das frentes frias já começa a atuar nessas regiões.
No restante do dia, o sistema se mantém estacionado sobre a metade sul do Rio Grande do Sul, com instabilidades ganhando intensidade e avançando até no máximo para a região Central a partir do meio da tarde, e atingindo a região metropolitana de Porto Alegre mais no período da noite. Há alerta para chuvas intensas e tempestades, com maior probabilidade de ocorrência entre a região Central e a Campanha.
Na terça-feira (02), durante a madrugada o potencial tempestivo aumenta na porção central do Rio Grande do Sul e também na Campanha, região metropolitana de Porto Alegre e no sudeste gaúcho.
No período da manhã, o sistema frontal consegue avançar um pouco mais e a condição de tempo severo se estende para a região das Missões e porção sul do Norte do estado, além de chuvas de até forte intensidade continuarem sendo previstas para a região Central e metropolitana de Porto Alegre.
No restante do dia, o tempo instável continua e chuvas de fraca a moderada intensidade passam a ocorrer em toda a metade norte do estado, com exceção do Oeste, onde a massa de ar frio favorece o tempo firme. Risco de eventos mais intensos somente está previsto para a região das Missões.
Na quarta-feira (03), o sistema frontal se afasta para o oceano, mas uma região de acordo se forma e contribui para a manutenção do tempo instável sobre o Rio Grande do Sul. O tempo fica chuvoso em toda a metade norte do estado, com chuvas alterando de intensidade ao longo do dia. Pela manhã, predomínio de chuvas de fraca a moderada intensidade, com precipitação mais intensa a partir do meio e fim da tarde, atingindo mais o norte e leste do estado.
A partir da quinta-feira (05), as chuvas diminuem de intensidade e o tempo firme volta a predominar em boa parte do estado em virtude do avanço da massa de ar frio, que passa a atuar em toda a Região Sul.