Risco de geada: nova massa de ar frio atinge o Rio Grande do Sul na quarta-feira
Uma nova massa de ar frio vai entrar no país quarta-feira (26) fazendo as temperaturas caírem e formando geadas no Rio Grande do Sul. O frio não deve, no entanto, avançar com força sobre outros Estados.
Está fazendo calor em boa parte do país, e as temperaturas ficaram mais altas ao longo da última semana. No Sudeste, por exemplo, diversos municípios registraram temperaturas máximas acima dos 30 graus neste último domingo (23) - Entre eles São Romão, em Minas Gerais, e Valparaíso, em São Paulo, que registraram máxima de 32 graus.
Na próxima quarta-feira (26), no entanto, um novo ciclone vai se formar na altura da Argentina e do Uruguai, e sua frente fria associada entregará uma nova massa de ar frio para o Brasil, que pode trazer um alívio para o calor em alguns municípios.
Já na própria quarta-feira, essa massa de ar frio fará as temperaturas caírem bastante no Rio Grande do Sul, mas o frio será sentido especialmente a partir da madrugada de quinta-feira (27). As mínimas em Bagé, por exemplo, ficam próximas dos 3 graus na quinta, e em Dom Pedrito as mínimas também chegam a 3 graus na madrugada de sexta-feira (28).
Isso significa que durante quinta, sexta e sábado, há previsão de geada intensa em boa parte do Estado gaúcho, inclusive na região metropolitana de Porto Alegre. A exceção são as mesorregiões do Noroeste e Nordeste Rio-Grandense, onde o frio não chega a avançar com tanta intensidade.
Vai fazer frio em outros estados além do Rio Grande do Sul?
O fato é que a massa de ar frio não vai conseguir avançar muito no país. Os demais Estados do Sul - Santa Catarina e Paraná - não serão atingidos com força e não registrarão frio intenso. Entre sexta-feira (28) e sábado (29), as temperaturas cairão somente nos municípios localizados mais ao leste e próximos da costa.
No Sudeste, as temperaturas também podem cair entre sexta-feira (28) e domingo (30), mas novamente o frio fica restrito apenas aos municípios mais próximos do leste e do litoral nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital paulista, por exemplo, a mínima permanece acima dos 13 graus.
Isso significa que o frio não vai atingir os municípios do interior e nenhum outro Estado do Sudeste, que continuam com um calor acentuado e que deve, inclusive, se intensificar ao longo dos próximos dias - com temperaturas máximas que continuam acima dos 30 graus.