Risco de tempo severo diminui com chegada de ar frio no Brasil
Chuvas intensas estão atingindo o Sul, mas a tendência é de que o tempo mude ao longo do fim de semana. As tempestades cessam, deixando o tempo seco na maior parte das cidades, e uma massa de ar frio faz as temperaturas despencarem ao longo da semana que vem no país.
Nos últimos dias, os Estados da região Sul foram assolados por chuvas intensas e temporais que trouxeram acumulados acima da média - foram registrados mais de 100 mm em parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, um valor incomum para este período do ano.
Enquanto isso, na região Sudeste e no Centro-Oeste, as chuvas praticamente cessaram ao longo dos últimos dias. Acumulados baixos foram registrados no início da semana em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, mas nada muito significativo.
Agora, a entrada de uma nova massa de ar frio promete mudar o tempo no país, inclusive com possibilidade de geadas a partir deste fim-de-semana. Confira:
Tendência de redução das chuvas no país no fim de semana
A frente fria que atinge o Sul está se dirigindo para o oceano e vai se dissipar nos próximos dias, dando uma trégua para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina com uma janela de sol e tempo aberto que poderá ser bem aproveitada no fim de semana.
O sistema ainda pode causar chuvas fracas no Sudeste ao longo do fim de semana, especialmente nas regiões litorâneas de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, mas não são esperados acumulados significativos de chuva.
Ao longo da semana seguinte, o tempo se mantém predominantemente aberto e seco em todo o Sul, Sudeste e Centro-Oeste - Há apenas risco de chuvas mais fracas atingirem o Rio Grande do Sul por volta dos dias 27 e 29.
Massa de ar frio traz risco de geadas a partir do fim de semana
A entrada de uma massa de ar frio ao longo da semana que vem fará as temperaturas caírem no Sul. Já neste fim de semana, o frio será sentido no Rio Grande do Sul e há risco de geadas localizadas no Estado na madrugada de domingo (26).
Ao longo da semana que vem, uma massa de ar frio penetrará o continente trazendo um frio mais generalizado. Embora não seja uma onda de frio extremamente intensa, ainda há risco de geadas localizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sul do Paraná.
Uma leve queda das temperaturas também será sentida em São Paulo e Mato Grosso do Sul, embora a diferença seja pequena e não cause um contraste térmico elevado. Os demais estados do Sudeste e Centro-Oeste não sentirão os efeitos da massa de ar frio e nem mudanças significativas na temperatura ao longo da semana que vem.